Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Previsões negras

16 abr, 2011

De previsão em previsão aí está a mais devastadora das previsões das agências de rating.

Ao início da noite, a Standard & Poors veio prever que a economia portuguesa sofra, no melhor cenário, uma contracção de 2% este ano e de 1,2% em 2012, regressando ao crescimento apenas em 2013.

Num documento divulgado esta sexta-feira, onde analisa a desalavancagem da economia portuguesa, a agência de rating contempla, no pior dos cenários, mais medidas de austeridade e maior desemprego a provocarem uma queda ainda mais acentuada no rendimento disponível das famílias, o que limitaria fortemente uma das maiores fontes de financiamento da banca portuguesa.

Nesta possibilidade, a Standard & Poors aponta para uma taxa de desemprego a saltar dos 11% para os 14% em 2012 e a agravar-se mais ainda, para os 17% em 2013, reduzindo apenas para 15% em 2014.

Números verdadeiramente preocupantes à entrada de um fim de semana onde a ajuda financeira a Portugal vai ser avaliada nas urnas nas eleições finlandesas.

Esta noite, em entrevista à RTP, D. José Policarpo analisou alguns dos temas da actualidade. O Cardeal Patriarca de Lisboa olha para a falta de  entendimento entre os principais partidos do país como uma ameaça à actual estrutura política.

D. José Policarpo apontou ainda o dedo à incapacidade dos Estados para reagirem à pressão dos mercados financeiros.

Noutro pólo da actualidade, a Edição 2011 dos Dias da Música teve já o seu início, esta noite, no CCB, em Lisboa. Os números são de provocar vertigens a qualquer melómano mais empenhado: 1100 músicos asseguram 65 concertos em sete salas ao longo de dois dias e três noites com 30 mil bilhetes já vendidos.

E foi dos Dias da Música em Belém, no CCB, que foi transmitido esta noite o magazine cultural "Ensaio Geral". Os convidados da jornalista Maria João Costa são António Mega Ferreira, Francisco Sassetti e Claus Nymark, numa emissão que, como sempre, conta com Guilherme d’Oliveira Martins.