Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Reticências finlandesas

15 abr, 2011

O Governo está acompanhar a possibilidade da Finlândia inviabilizar a ajuda externa a Portugal, mas espera que prevaleça "o bom senso" porque a situação exige "uma resposta concertada" europeia.

Questionado no final da reunião do Conselho de Ministros sobre a possibilidade do Parlamento finlandês vir a inviabilizar a ajuda externa a Portugal, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, admitiu que "o Governo português acompanha as notícias sobre essa matéria".

Pedro Silva Pereira lembrou ainda que a Finlândia vive neste momento "um período de disputa eleitoral onde esta é uma das temáticas presentes", sublinhando que o Governo português mantém aquilo que sempre disse.
 
Vive a Europa um dos momentos mais decisivos da sua União Monetária e pode estar este projecto europeu em causa? É uma das questões em desenvolvimento no Destaque do Edição da Noite.

E já esta noite, no Facebook, o Presidente da República, Cavaco Silva, qualificou como "muito positivo" o início das conversações entre Governo e oposição sobre o processo de negociação da ajuda externa, sublinhando que "é isso que os portugueses esperam das forças políticas".

Para Cavaco Silva, "trata-se de responder a uma situação urgente, decorrente da grave crise económica e financeira em que Portugal se encontra, a qual exige de todos um forte sentido de responsabilidade e de unidade em torno dos interesses nacionais" de acordo com um texto na sua conta na rede social Facebook.

E, neste Edição da Noite, a não perder ainda o Conselho de Directores, espaço de análise da actualidade com Henrique Monteiro, director editorial do grupo Impresa, Pedro Santos Guerreiro, Director do Jornal de Negócios, e Graça Franco, directora de informação da Renascença.