Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

O "day after" do pedido de SOS à Europa

07 abr, 2011

O Governo português formalizou hoje, por escrito, o pedido de assistência financeira à Comissão Europeia.

A decisão do executivo foi transmitida pelo ministro Pedro Silva Pereira, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

Pedro Silva Pereira sublinhou que o pedido "destina-se a iniciar um processo de diálogo, tendo em vista avaliar e definir os termos concretos da assistência financeira".

A Comissão Europeia já transmitiu que estava inteiramente disponível a colaborar com Portugal para que o processo possa decorrer com celeridade e adiantou mesmo que estaria em condições de enviar a Portugal muito brevemente uma delegação da Comissão e do Banco Central Europeu para o início do diálogo.

A solução a encontrar - foi bem sublinhado - deve ter em consideração a circunstância política portuguesa de haver um Governo de gestão, com eleições legislativas já marcadas.

No entanto, de acordo com Pedro Silva Pereira, o arranque deste processo de diálogo encontra-se dentro das competências do Governo de gestão, "porque se trata de responder a uma situação financeira que requer uma resposta imediata".

O dia seguinte ao anúncio do pedido de apoio financeiro à Comissão Europeia é tema para ampliar no Destaque do Edição da Noite onde se olhará também para o agendamento de mais uma greve na Função Pública, algo que a UGT considera uma irresponsabilidade na actual situação do país.

Já Rui Rio diz que a Área Metropolitana do Porto está a ser discriminada com o pagamento de portagens nas antigas Scut depois do governo ter desistido da sua aplicação ao resto do país a 15 de Abril.

Nesta Emissão ainda o espaço de análise da actualidade Conselho de Directores com Henrique Monteiro, Pedro Santos Guerreiro e Graça Franco.