Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Ajuda externa na ordem do dia

02 abr, 2011

O Presidente da República recusou, esta noite, adensar a polémica em torno da legitimidade de um Governo de gestão recorrer a ajuda financeira externa, mas lembrou que não cabe ao chefe de Estado "nem governar, nem legislar".

Questionado sobre as declarações do ministro das Finanças, que em entrevista à TVI, defendeu que o Governo, por ser um executivo de gestão, "não tem legitimidade" para solicitar ajuda externa e que "a única entidade que pode assumir compromissos em nome do País é o Presidente da República", Cavaco Silva disse nunca comentar declarações de membros do Governo.

Ainda assim, Cavaco Silva, que falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração de um hotel na Quinta da Marinha, em Cascais, lembrou que as competências do chefe de Estado "estão muito claramente definidas na Constituição".

As declarações do Presidente da República são o ponto de partida para o Destaque do Edição da Noite dominado ainda pela crise política.

Mais à frente vamos olhar ainda para o impacto da crise económica nos pequenos e médios empresários, numa reportagem de André Rodrigues, analisaremos com o jornalista João Póvoas as descargas ilegais na Internet e anteciparemos a manifestação de amanhã em Luanda com Domingos Pinto.

E esta noite, Ruben Gomes, Paolo Pinamonti, Alexandre Delgado, Teolinda Gersão, António Viana e como habitualmente Guilherme de Oliveira Martins são nomes do universo cultural a reter no “Ensaio Geral”, magazine de Artes e Espectáculos com a assinatura da jornalista Maria João Costa.