Tempo
|

28 julho

Clostridium botulinum e botulismo

28 jul, 2014

O botulismo é o nome dado às intoxicações – muitas vezes fatais – causadas pela bactéria Clostridium botulinum.
O botulismo alimentar resulta da ingestão de alimentos contaminados com a substância produzida por esse micróbio, também conhecida por toxina botulínica. Como o Clostridium botulinum só cresce na ausência de oxigénio, as conservas de peixe e de vegetais, principalmente feitas em casa, e as carnes curadas são os alimentos mais associados a botulismo.
Em Portugal, o presunto e os enchidos caseiros têm sido quase sempre os culpados. Os sintomas incluem fraqueza, visão dupla e dificuldade em falar e em engolir. Se a intoxicação não for diagnosticada e tratada, a paralisia pode levar à morte por paragem cardiorrespiratória.
Quais os cuidados a ter? Bem, é importante refrigerar os alimentos, não consumir nem provar conservas com cheiro anormal ou cujas embalagens estejam danificadas ou deformadas, ferver as conservas caseiras durante alguns minutos antes de as consumir e não comprar enchidos caseiros se não se tiver confiança em quem os produz. Estas são algumas das práticas que reduzem o risco de botulismo.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt