Emissão Renascença | Ouvir Online

Turquia. Inundação em mina deixa 18 trabalhadores encurralados

29 out, 2014

Uma grande quantidade de água provocou o desabamento da mina onde 26 homens trabalhavam.

Turquia. Inundação em mina deixa 18 trabalhadores encurralados
Um grupo de mineiros está preso numa mina no sul da Turquia desde terça-feira, dia em que uma inundação provocou o desabamento da estrutura.

As equipas de socorro, incluindo mergulhadores, continuam as operações de salvamento nas minas de Ermenek (a 110 quilómetros da costa da Turquia), onde os 18 homens continuam subterrados. 

O ministro da Energia turco Taner Yildiz disse aos jornalistas que o nível da água que inundou a mina já ultrapassou a área onde os mineiros estavam situados.  "A água está a aumentar um metro a cada duas horas… O tempo está contra nós", disse.

O ministro adiantou ainda que 26 pessoas estavam a trabalhar no subsolo na altura da inundação, que ainda não se sabe se foi provocada pela chuva ou por um depósito de água.

A inundação aconteceu por volta da hora do almoço dos trabalhadores, que estavam a 350 metros abaixo do solo. Oito mineiros conseguiram escapar e ainda tentaram bombear água para fora da mina, sem sucesso.

Este foi o segundo maior acidente industrial na Turquia, nos últimos seis meses. Em Maio outro desabamento de uma mina matou mais de 300 trabalhadores, o que criou uma polémica a nível nacional contra os regulamentos de segurança no trabalho do país.