Emissão Renascença | Ouvir Online

Dia de Todos-os-Santos

01 nov, 2014 • Com Ecclesia

Igreja recorda "os eleitos que se encontram na glória de Deus". Feriado foi suspenso por decisão do Governo.

Dia de Todos-os-Santos

A Igreja celebra este sábado, 1 de Novembro, a solenidade litúrgica de Todos-os-Santos, um  dos quatro feriados actualmente suspensos em Portugal.

A data tem como propósito recordar “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente.

O Papa vai presidir a uma missa, este sábado à tarde, no cemitério romano de Campo Verano. Francisco assinala no domingo o Dia dos Fieis Defuntos, com a tradicional visita às grutas do Vaticano, para um momento de oração pelos pontífices que já faleceram.

O feriado do Todos-os-Santos foi suspenso no ano passado por decisão do Governo, juntamente com os feriados do Corpo de Deus, 5 de Outubro e 1 de Dezembro, no âmbito das medidas de austeridade.

Em Portugal, tradicionalmente, as crianças juntavam-se em pequenos grupos no dia de Todos-os-Santos e iam de casa em casa pedir o “Pão por Deus”.

No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de Maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos.