Tempo
|

Acidente no rali de Guimarães faz três mortos e cinco feridos

07 set, 2014

As vítimas mortais são dois rapazes, de oito e treze anos, e uma mulher de 48 anos. Entre os feridos há registo de dois graves, um foi retirado do local pelo helicóptero do INEM.

Acidente no rali de Guimarães faz três mortos e cinco feridos
O despiste de um carro em competição no Rali Sprint de Guimarães, na Lapinha, resultou no atropelamento de oito pessoas, três morreram e cinco ficaram feridas. A informação é avançada na página da Autoridade Nacional da Protecção Civil. A agência Lusa, que cita fonte dos bombeiros de Guimarães, refere que as vítimas mortais são dois rapazes, de oito e 13 anos, e uma mulher de 48 anos.

“Houve um despiste de um carro em prova e terá colhido oito pessoas", descreve à Renascença o adjunto do Bombeiros Voluntários de Guimarães, Alberto Figueiredo.
 
De acordo a mesma fonte, dos cinco feridos, dois foram transferidos para o Hospital de Braga. Trata-se de um homem de 40 anos, em estado considerado crítico, e uma jovem de 18 anos em estado considerado grave. Há registo ainda de três feridos ligeiros. 

Os bombeiros de Guimarães explicam ainda que o piloto que conduzia o carro acidentado foi também levado para o hospital, em estado de choque. 

O alerta para o acidente foi dado às 15h27 e estão no local 13 veículos e 30 operacionais, entre bombeiros de Guimarães, Vizela, INEM e GNR. Está também um helicóptero da emergência médica.

A agência Lusa cita uma fonte no local que explica que o carro em competição despistou-se na parte final do troço da Rampa da Penha, tendo entretanto o rali sido suspenso, num momento em que tinham apenas arrancado quatro veículos, ou seja, a prova estava apenas a começar.

Director da prova garante segurança
O director do Rali Sprint de Guimarães, Eduardo Crespo, disse desconhecer em que circunstância se deu o despiste do carro mas garante que existiam condições de segurança.

Questionado sobre as condições de segurança do local, Eduardo Crespo disse que, "em princípio, tudo estava assegurado e bem sinalizado", mas notou ainda não saber como se deu o acidente.

"Não faço ideia das circunstâncias, de um momento para outro despistou-se, mas não estava no local, não sei como aconteceu", disse em declarações à âgência Lusa.

O director da corrida informou ainda que a prova estava a ser controlada por mais de 40 agentes de autoridade, além de outras 14 pessoas da organização.

[notícia actualizada às 19h39]