O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
Abel Xavier

"Excelentes condições" para receber equipa com "estatuto mundial"

14 fev, 2014 • Rui Viegas

Antigo internacional português, que terminou a carreira nos Estados Unidos, olha para o estágio da selecção em Princeton. Programa completo de trabalho, visando o Mundial do Brasil, foi anunciado esta sexta-feira.
A selecção portuguesa vai cumprir um estágio de oito dias, entre 2 e 10 de Junho, em Princeton, nos Estados Unidos.

O programa, que inclui ainda "trabalhos" no Estoril e Óbidos (habitual local de "estágios" da equipa das quinas), foi divulgado esta sexta-feira pela Federação Portuguesa de Futebol.

De acordo com Abel Xavier, que em 2008 terminou a carreira de jogador, precisamente nos Estados Unidos, após duas épocas ao serviço dos LA Galaxy, "a selecção será bem recebida", também "pelo estatuto mundial que tem actualmente". Deste modo, "os norte-americanos sentir-se-ão satisfeitos por ter com eles a nossa selecção". "Temos estatuto e referências. Temos a maior de todas, o Cristiano Ronaldo, e o impacto irá ser positivo", acrescenta, em entrevista a Bola Branca.

O actual treinador concorda, por outro lado, com a "repartição do estágio" por Portugal e Estados Unidos.

Escolher Princeton, na costa leste do território norte-americano, foi "acertado e ponderado, em relação às condições". E é um local com "excelentes condições", garante Xavier.

O antigo internacional português sustenta, por fim, que os "emigrantes devem ser respeitados, pois quererão assistir aos treinos. E lá se verá se os treinos são abertos ou fechados". Mas a tranquilidade da equipa "também deve ser importante visando a  realização de um grande Mundial" do Brasil, sublinha, a terminar.

A quarta e derradeira fase desta mega-operação de preparação para o Campeonato do Mundo de 2014 acontece em Campinas, já no Brasil. A partida para solo canarinho, desde os Estados Unidos, está marcada para o dia 10 de Junho, após um encontro com a República da Irlanda.