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MELHORAR "Crowdfunding" da Cáritas contra o desemprego e pelas boas ideias

03 dez, 2014

A iniciativa “Cria(C)tividade” seleccionou 15 pequenos negócios para serem apoiados através da recolha de fundos. As ajudas podem ir de um euro a 100 euros ou mais.

Uma consultoria de serviços de meteorologia, em Beja, uma consultoria agrícola, em Santarém, um gabinete de estética e um serviço de entrega de refeições no emprego ou em casa, ambos em Lisboa, são alguns dos negócios que podem ser ajudados através de um projecto de "crowdfunding" (financiamento colectivo através da internet) da Cáritas.

"Não temos qualquer orçamento [para estes projectos], portanto temos de encontrar mecanismos disponíveis no mercado para ajudar a financiar estes empreendedores, pode ser o microcrédito, através da linha MicroInveste e falamos com o Novo Banco", explicou à agência Lusa Mafalda Ferreira.

A iniciativa “Cria(C)tividade” da Cáritas, apoiada pelo banco, seleccionou 15 pequenos negócios para serem apoiados através da recolha de fundos, numa acção para combater o desemprego.

As 15 microempresas foram seleccionadas depois de 144 entrevistas a empreendedores de todas as faixas etárias.

As iniciativas serão submetidas na plataforma de “crowdfunding” em grupos de seis por um período de 90 dias.

Depois, as pessoas têm a possibilidade de apoiar cada um dos projectos com montantes que podem ir de um euro a 100 euros ou mais, recebendo a uma recompensa, que depende do tipo de actividade ajudada.

Os montantes necessários para o arranque das microempresas situam-se entre 500 e 5.000 euros, segundo Mafalda Ferreira, técnica da Cáritas, e, se o valor apontado pelo projecto for atingido antes dos 90 dias, ele sai da plataforma e entra outro do grupo dos 15 previamente escolhidos pela Cáritas.

"O processo é contínuo, não iremos parar nestes 15, o ideal é implementar estes, verificar o sucesso, dar continuidade ao projecto e implementar novas microempresas", resumiu.

Entre as 15 seleccionadas estão ainda incluídas três empresas de Idanha-a-Nova ( uma empresa de animação sociocultural, uma iniciativa de guia turístico, uma empresa baseada em destilação de plantas através de "procedimentos ancestrais" para obter chás ou sabonetes e ainda uma produção de pastéis de nata de figo da índia sem ovos ou o fabrico de sacos recicláveis.)