Emissão Renascença | Ouvir Online

“Rei do chocolate” vence presidenciais na Ucrânia

25 mai, 2014

Empresário Petro Poroshenko já terá pré-acordos com vários países para o fornecimento do gás ao país.

“Rei do chocolate” vence presidenciais na Ucrânia
Petro Poroshenko venceu as eleições presidenciais na Ucrânia com 55,9% dos votos, segundo as projecções. A antiga primeira-ministra Yulia Tymoshenko deve ficar no segundo lugar, mas apenas com 12,9%. O empresário, considerado o “rei do chocolate”, foi um dos principais “patrocinadores” dos protestos que começaram na praça Maidan, em Kiev, e que levaram à queda do Presidente Yanukovich. Já terá pré-acordos com países vizinhos a propósito do gás, essencial para o funcionamento da Ucrânia.

Petro Poroshenko venceu as eleições presidenciais na Ucrânia com 55,9% dos votos, segundo as projecções. A antiga primeira-ministra Yulia Tymoshenko deve ficar no segundo lugar, mas apenas com 12,9%.

A confirmar-se este resultado, não vai ser necessário realizar uma segunda volta.

“As sondagens mostram que as eleições ficaram decididas na primeira volta e o país tem um novo Presidente”, afirmou o bilionário de 48 anos.

O empresário, considerado o “rei do chocolate”, foi um dos principais “patrocinadores” dos protestos que começaram na praça Maidan, em Kiev, e que levaram à queda do Presidente Yanukovich. Já terá pré-acordos com países vizinhos a propósito do gás, essencial para o funcionamento da Ucrânia.

Na sede da sua campanha disse aos seus apoiantes que a maioria dos ucranianos deu-lhe um mandato para continuar no caminho da integração europeia, mas sublinhou que a sua primeira prioridade será viajar para o leste do país para pôr fim à “guerra e ao caos” provocados pelos rebeldes pró-russos.