Tempo
|

Tusk a entrar e Rompuy a sair

01 dez, 2014 • Hugo Monteiro

Esta segunda-feira o polaco Donald Tusk é empossado como novo presidente do Conselho Europeu. Vai suceder a Herman Von Rompoy e é um dos temas que vai marcar a semana na União Europeia.

Tusk a entrar e Rompuy a sair

A semana marca o início de uma nova era em Bruxelas, com a tomada de posse do novo presidente do Conselho Europeu. O polaco Donald Tusk assume esta segunda-feira o lugar, completando as alterações nos altos cargos institucionais da União Europeia.

Um mês depois da entrada em funções da nova Comissão Europeia, liderada pelo luxemburguês Jean-Claude Juncker, e que integra a nova Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, a italiana Federica Mogherini, o antigo Primeiro-ministro polaco passa a ocupar o cargo até aqui desempenhado pelo belga Herman Van Rompuy. Tem 57 anos cumpre um mandato de dois anos e meio.

No âmbito do chamado “diálogo económico”, a ministra portuguesa das Finanças participa, esta terça-feira em Bruxelas, num encontro com os eurodeputados da comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu. A presença de Maria Luís Albuquerque na comissão parlamentar terá lugar quatro dias depois de a Comissão Europeia ter divulgado os seus pareceres sobre os projectos orçamentais para 2015. Foi também divulgado o relatório relativo ao mecanismo de alerta sobre potenciais desequilíbrios macroeconómicos, que coloca Portugal em situação de "risco".

Também terça-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO reúnem-se na capital belga. Debatem a capacidade e o tempo de resposta da Aliança Atlântica nos conflitos. Em discussão vai estar, também, o papel da NATO no Afeganistão.

Quarta-feira será a vez de reunir, em Bruxelas, a coligação internacional contra o Estado Islâmico. Um grupo que junta os 28 países da NATO e outros do Médio Oriente. O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai presidir ao encontro onde se pretende analisar a estratégia de luta contra o movimento jihadista.

Ainda quarta-feira, as instituições europeias recebem membros do Governo da Letónia, antes de Riga assumir a Presidência da União Europeia.
 
Já quinta-feira, é a vez do Primeiro-ministro búlgaro estar em Bruxelas, depois de um período de instabilidade política e económica em Sofia.

Na sexta-feira, a nova Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros visita a Bósnia-Herzegovina. Federica Mogherini já apontou aquele país como uma das suas prioridades no novo cargo que ocupa. Bruxelas procura fazer com que os líderes das três comunidades locais trabalhem em conjunto para estabilizar politicamente o país.

A semana termina com uma conferência dedicada a assinalar o 25º aniversário da queda do muro de Berlim. Uma oportunidade para a Europa olhar para a forma como foram integrados na União os países de Leste. Um encontro organizado pela Comissão Europeia.