Emissão Renascença | Ouvir Online

Liga dos Campeões

Dragão BATEu em tudo o que se mexeu

17 set, 2014

FC Porto 6-0 BATE Borisov. A vitória mais gorda da jornada inaugural pertenceu a uma equipa que roçou a perfeição e que registou a maior vitória da sua história na Champions. Brahimi, com um "hat-trick", voltou a espalhar magia. Reforços Adrián López e Aboubakar também fizeram o gosto ao pé.

Dragão BATEu em tudo o que se mexeu
O FC Porto venceu, goleou, convenceu e esmagou. O BATE Borisov foi a primeira vítima do "carrossel" do futebol da equipa de Julen Lopetegui, que destruiu o campeão bielorrusso com um expressivo 6-0, sem resposta.

Brahimi, com um "hat-trick", voltou a ser o melhor em campo, espalhando magia durante os 59' que esteve em campo. Jackson Martínez e ainda os reforços Adrián López e Aboubakar - ambos se estrearam a marcar com a camisola azul e branca -, definiram o "gordo" marcador que se verificou em pleno Dragão.

Com o triunfo mais expressivo da ronda inaugural da Champions - e o maior no historial das participações na Liga Milionária -, os azuis e brancos são líderes do Grupo G, entrando a todo o gás na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Recorde, em baixo, as principais incidências do desafio.

_________________________________________________________


21h33 - Acabou! Entrada de sonho do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. Que noite, no Dragão!

90' - 3' de descontos.

90' - Tello perto do 7-0! Bom trabalho do espanhol, com um remate forte para boa defesa de Chernik.

87' - BATE Borisov à beira do "golo de honra". Bom trabalho de Mladenovic, na direita, com a bola a sair por cima da barra da baliza de Fabiano Freitas...

81' - O que falha Maicon!!! Duas ocasiões num minuto! Primeiro esta: Quaresma cruzou, Aboubakar assistiu e o brasileiro, em posição frontal, atira ao lado. Antes, Danilo tinha permitido a defesa a Chernik.

77' - Estreia de sonho, na Liga dos Campeões, com o primeiro golo de Aboubakar com a camisola do FC Porto.

76' - MEIA DÚZIAAAAA!!! SIGGAAAAA!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! ÉÉÉÉÉÉÉ DO FC PORTOOOOO!!! ÉÉÉÉÉÉÉ DE ABOUBAKAAARRRR!!! Golo desenhado por suplentes que saltaram do banco. Tello baralhou três adversários e assistiu o camaronês, que disparou para a direita de Chernik!

75' - Sem nada a perder, o BATE Borisov sobe linhas e pressiona mais um "relaxado" FC Porto...

70' - Substituição no BATE Borisov: saída de Rodionov, entrada de Signevich.

69' - Resultado feito, substituições esgotadas, gestão de esforço iniciada. A partida está definida e encerrada.

68' - Substituição no FC Porto: saída de Hector Herrera, entrada de Tello.

65' - Foram quatro minutos avassaladores deste fabuloso conjunto que Julen Lopetegui tem à sua disposição. Poder de fogo na potência máxima...

64' - Substituição no FC Porto: sai Jackson Martínez, entra Aboubakar. Mais uma estreia pelo FC Porto na Liga dos Campeões.

62' - Substituição no BATE Borisov: sai Olekhnovich, entra Karnitski.

62' - E Adrián López acorda... finalmente! Marca na estreia absoluta a titular com a camisola do FC Porto...

61' - MAAAAANNNIIITTTAAAA!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! ADRIÁN LÓPEZ!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! FC PORTOOOOOO!!! Bola inicialmente disparada por Quaresma, a sobrar em carambola para o espanhol, que "chapela" Chernik com muita classe!

61' - Bas Nijhuis erra!!! "Puxão" ostensivo sobre Jackson Martínez, que não foi sancionado! Dentro da área, seria "penalty!

59' - Ovação no Dragão: saída de Brahimi, entrada de Evandro. Lopetegui faz gestão de esforço, depois de uma hora sublime de Brahimi.

58' - E Brahimi queria o "poker"!!! O BATE está perdido e o argelino quer sair do Dragão em ombros!!! Mas, em relação ao 4-0, que subtileza! Fez lembrar o golaço apontado ao Lille, no Dragão.

57' - PARA DENTROOOOOOO!!!! BRAHIMI, INCRÍVELLLLL!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOO!!! FC PORTO!!! FC PORTO!!! FC PORTO!!! HAT-TRICK!!! Magia pura!!! Livre cobrado em forma de "folha seca", com a bola a entrar no lado direito da baliza de Chernik, que não tinha hipótese...

56' - BATE perde a posse de bola, Brahimi aproveitou e é travado à entrada da área. Livre perigosíssimo para o FC Porto, mesmo ao jeito do argelino. Amarelo para Olekhnovich.

54' - Abriguem-se! Que aguaceiro no Dragão. Cidade "Invicta" atingida por clima demasiado instável...

53' - Substituição no BATE: sai Likhtarovich, entra Yakovlev.

51' - Ao ferro!!! Cruzamento espectacular de Quaresma e Jackson, praticamente sem saltar, a desviar a bola, de cabeça, para a barra da baliza de Chernik! 4-0 à vista, no Dragão!

49' - "Encaixa" Fabiano! Aleksievich trabalha bem, do lado esquerdo da área e tenta o remate cruzado, mas a bola sai à figura do brasileiro.

47' - O FC Porto joga com a confiança do resultado que está do seu lado.

46' - Não há alterações em ambas as equipas.

20h45 - Reinício da partida. Sai o FC Porto!

__________________________________________________________


COMENTÁRIO: Tudo simples, tudo fácil. O FC Porto traduz num marcador "gordo" a superioridade total sobre este modesto campeão bielorrusso. Brahimi enche o campo e já "bisou", com Jackson Martínez a fazer, igualmente, o gosto ao pé. Danilo, Herrera e Quaresma em plano de evidência, também, na noite da estreia absoluta do discreto Adrián López como titular na equipa azul e branca.

20h30 - Final da primeira parte.

43' - Carga de água abate-se sobre a cidade do Porto, que está sob alerta laranja da Protecção Civil...

42' - Uiiii!!! Cruzamento de Quaresma e Chernik a "socar" a bola, com a pressão de Jackson Martínez.

38' - E o FC Porto, na primeira metade, começa a definir a tendência do resultado com enorme facilidade. A vitória, os três pontos e o milhão de euros de prémio já não escapam...

37' - SIGA PARA BINGOOOOO!!! GOLO DO FC PORTO!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! É O TERCEIRO!!! JACKSON MARTÍNEZ!!! Recuperação de bola de Danilo, do lado direito, com um cruzamento perfeito para o colombiano que, vindo de trás, aplica a cabeça na bola, tornando-a uma autêntica seta, que entra na baliza de Chernik!!!

34' - O dragão é totalmente superior ao campeão bielorrusso e, com jogadores como Brahimi, tudo se torna mais fácil.

33' - Se alguém tiver mais adjectivos para catalogar Brahimi, que avise: sublime, genial, potente, entusiasmante, sedutor [no futebol praticado, bem entendido], explosivo...

32' - GOLOOOOOOOO!!! UIIIIIII!!! BRAHIMI, POIS CLAROOOOOOO!! GOLAÇO!!! GOLAÇO!!! GOLAÇO!!! FC PORTO!!! FC PORTO!!! FC PORTO!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Inacreditável!!! Pega na bola no meio-campo, arranca em velocidade, ultrapassa quatro adversários e dispara rasteiro para o fundo da baliza do BATE Borisov!!!

28' - FC Porto volta a acelerar, com Brahimi na linha da frente. O argelino está ao meio, está à esquerda, está à direita... está em todo o lado! Omnipresente, Brahimi!

27' - Tubo de ensaio quase dava golo! Num livre, a bola acaba por ser cruzada por Alex Sandro, com Maicon a permitir uma defesa apertada a Chernik, com um cabeceamento de cima para baixo...

26' - Posse de bola: FC Porto [65%], BATE Borisov [35%]. Sintomático.

25' - Que papel de Brahimi. Hoje, mais recuado, no meio-campo, continua a ser o principal desequilibrador e municiador dos ataques portistas, com pormenores técnicos de fazer cair qualquer adversário.

22' - Agora, faltou o amarelo para Danilo. Que "teatro" do brasileiro, ao tentar simular uma grande penalidade inexistente perante um jogador do BATE Borisov.

20' - Jogo com ritmo mais baixo, mas com o FC Porto no controlo das operações. 

18' - Bas Nijhuis, árbitro da partida, faz vista grossa a um acto de indisciplina de Mladenovic. Mão na face de Quaresma, cuja falta nem sequer foi sancionada... e faltou ainda o amarelo, claro.

16' - Quanto a Adrián... ainda não se viu em acção.

13' - Ao poste!!! O que falha Jackson!!! Cruzamento teleguiado de Danilo, no flanco direito e o "Cha cha cha" a desviar de primeira, com o pé esquerdo e a fazer a bola embater no ferro direito da baliza de Chernik! Não tinha oposição...

12' - Fabiano enormeeeee!!! Que falha defensiva do FC Porto, inadmissível!!! Desmarcação total de Gordeychuk, completamente solto de marcação, mas com o guarda-redes brasileiro a sair de forma célere dos postes e a amarrar a bola em cima do adversário.

11' - Quaresma em bom plano, consegue agora ganhar um canto. É o primeiro para os dragões...

10' - Apesar do golo madrugador, o BATE Borisov não se voltou a desorganizar, mostrando-se agressivo. Postura expectante mas, uma vez mais se reforça, controladora da parte do FC Porto...

6' - O FC Porto entra a todo o gás na partida, aproveitando uma falha clamorosa de Chernik. A noite começa da melhor forma para os comandados de Lopetegui.

5' - GOLO DO FC PORTO!!! GRANDE GOLO DE BRAHIMI!!! GOLO!!! GOLO!!! GOLO!!! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!! Sensacional!!! Brahimi aproveita uma infeliz entrega de bola do guarda-redes bielorrusso, "dribla" um adversário com classe e, quase sem ângulo, dispara cruzado, "fuzilando" Chernik!!!

3' - Do canto, nada resulta, mas fica o registo para o reparo feito por Lopetegui a Fabiano...

3' - Ui. Fabiano Freitas facilita, domina mal a bola na linha de fundo e cede canto para o BATE.

2' - Muita pressão dos bielorrussos sobre o portador da bola. Mas o controlo da posse é do FC Porto...

1' - Mau tempo e horário da Champions afastam vários adeptos das bancadas. Cerca de meia-casa - 20 mil espectadores - preenchida no Dragão. Mas ainda há vários adeptos a entrar no estádio...

19h45 - Arranca a partida, no Dragão. Sai o BATE Borisov!


Ficha de Jogo

Liga dos Campeões: 1ª Jornada do Grupo H
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Bas Nijhuis (Holanda)

FC Porto
Fabiano Freitas; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, Herrera (68') e Brahimi (59'); Quaresma, Jackson Martínez (64') e Adrián López.
Suplentes: Andrés Fernández, Iván Marcano, Evandro (59'), Rúben Neves, Quintero, Tello (68') e Aboubakar (64').
Treinador: Julen Lopetegui.

BATE Borisov
Chernik; Khagush, Polyakov, Filipenko e Mladenovic; Likhtarovic (53'), Olekhnovich (63') e Volodko; Gordeychuk, Rodionov e Aleksievich.
Suplentes: Soroko, Tubic, Karnitski (63'), Baga, M. Volodko, Yakovlev (53') e Signevich.
Treinador: Aleksandr Yermakovich.

Golos: Brahimi (5', 32', 57'), Jackson Martínez (37'), Adrián López (61'), Aboubakar (76').