Eleições

Líder parlamentar do Bloco de Esquerda falha eleição

05 jun, 2011

Resultados são "uma derrota inequívoca" do Bloco de Esquerda (BE), reconhece José Manuel Pureza.
Líder parlamentar do Bloco de Esquerda falha eleição

José Manuel Pureza falhou a reeleição como deputado por Coimbra nas eleições legislativas de hoje. O líder parlamentar do BE disse que os resultados eleitorais "são uma derrota inequívoca" do seu partido, "em termos nacionais e em Coimbra".  

"Eu sou o primeiro responsável" pelos resultados eleitorais em Coimbra, afirmou à agência Lusa José Manuel Pureza, sublinhando que assume esta responsabilidade "sem qualquer hesitação". 
 
Em Coimbra, o Bloco baixou, nas eleições de hoje, em quantidade de votos e em valores percentuais, para cerca de metade dos números registados nas legislativas de 2009.    

Louçã assume derrota eleitoral

Reconhecendo que "o BE foi, com certeza, penalizado por várias opções que tomou", José Manuel Pureza defendeu a necessidade de "toda a esquerda se repensar, a começar pelo Bloco". 
 
"A esquerda perdeu em todo o País e a direita ganhou em toda a linha", disse Pureza, considerando que "isso é preocupante", pois "a esquerda está mais enfraquecida para fazer resistência ao governo e ao programa da troika".
 
"Impõe-se agora", sustentou, "avaliar os resultados com serenidade" e "reconquistar força para apresentar alternativas ao programa da troika".
 
José Manuel Pureza, que foi eleito deputado, pela primeira vez, em 2009, é professor de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, onde coordena o Núcleo de Estudos para a Paz.