05 jun, 2011
José Manuel Pureza falhou a reeleição como deputado por Coimbra nas eleições legislativas de hoje. O líder parlamentar do BE disse que os resultados eleitorais "são uma derrota inequívoca" do seu partido, "em termos nacionais e em Coimbra".
"Eu sou o primeiro responsável" pelos resultados eleitorais em Coimbra, afirmou à agência Lusa José Manuel Pureza, sublinhando que assume esta responsabilidade "sem qualquer hesitação".
Em Coimbra, o Bloco baixou, nas eleições de hoje, em quantidade de votos e em valores percentuais, para cerca de metade dos números registados nas legislativas de 2009.
Reconhecendo que "o BE foi, com certeza, penalizado por várias opções que tomou", José Manuel Pureza defendeu a necessidade de "toda a esquerda se repensar, a começar pelo Bloco".
"A esquerda perdeu em todo o País e a direita ganhou em toda a linha", disse Pureza, considerando que "isso é preocupante", pois "a esquerda está mais enfraquecida para fazer resistência ao governo e ao programa da troika".
"Impõe-se agora", sustentou, "avaliar os resultados com serenidade" e "reconquistar força para apresentar alternativas ao programa da troika".
José Manuel Pureza, que foi eleito deputado, pela primeira vez, em 2009, é professor de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, onde coordena o Núcleo de Estudos para a Paz.