Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Revalorizar a função pública

27 abr, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Poderemos conceber as melhores políticas do mundo, mas nada funcionará se não tivermos um Estado eficaz para as concretizar.

O discurso do Presidente da República no 25 de Abril foi alvo de apreciações por dezenas de políticos, jornalistas e comentadores. Mas gostaria de chamar a atenção para um ponto que passou despercebido, talvez por serem muitos os assuntos importantes daquele discurso.

Disse Cavaco Silva: “A Administração Pública tem de ser competitiva no mercado de trabalho, de modo a recrutar, motivar e manter nos seus quadros os recursos humanos aptos a desempenhar as funções de grande responsabilidade que lhe são exigidas”.

Este é um ponto crucial, porque poderemos conceber as melhores políticas do mundo, mas nada funcionará se não tivermos um Estado eficaz para as concretizar e que não seja capturado pelos interesses que com ele se relacionam.

Há dias a Dr.ª Teodora Cardoso manifestou-se preocupada com a quebra de qualidade da nossa Administração Pública, tendência agravada pelos cortes salariais impostos pelo programa de ajustamento. A reforma do Estado implica revalorizar a função pública. Por muito que se exija – e bem – contenção nas despesas públicas.