Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Uma questão de confiança

23 abr, 2015

A “proposta técnica” dos 12 economistas é uma tentativa para António Costa ganhar credibilidade.

A 7 de Maio há eleições no Reino Unido. Ed. Milliband, líder dos trabalhistas, destacou no seu manifesto eleitoral que nenhuma medida nele proposta implica mais endividamento público. E comprometeu-se a reduzir todos os anos o défice orçamental.

Estas garantias resultam da falta de confiança dos eleitores britânicos na capacidade de o Partido Trabalhista equilibrar as contas do Estado.

Por cá, António Costa também sofre de desconfiança nessa matéria. E, ao contrário do Reino Unido, que não está no euro, Portugal é alvo da severa disciplina do Tratado Orçamental.

A menos que os socialistas ainda alimentem a ilusão de que a política económica europeia mudará. Foi a ilusão de Hollande e, depois, do Syriza.

A “proposta técnica” dos 12 economistas é uma tentativa para A. Costa ganhar credibilidade. Só que, como Graça Franco notou, o cenário dessa proposta é demasiado cor-de-rosa. Por exemplo, prevê um grande aumento do investimento empresarial, quando renega o acordo entre o Governo e o PS para descer anualmente o IRC.

Costa aposta no investimento público para dinamizar a economia, efeito que não teve nos governos de Sócrates de que ele fez parte. Diz-nos Costa ser preciso “pensar à grande”. Lembra o TGV e as autoestradas...