Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A Grécia, outra vez

17 out, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

No final de uma longa recessão, parecia anunciar-se um início de recuperação para 2015. Mas a situação política grega complicou-se e fala-se em eleições antecipadas.

Na zona euro decorre um difícil debate sobre as políticas de austeridade e o crescimento económico. De um lado estão os primeiros-ministros da França e da Itália, que reclamam menos austeridade (o défice orçamental francês vai mesmo ultrapassar a meta prevista); do lado oposto encontram-se a Alemanha os seus habituais aliados, Holanda, Finlândia e Áustria. Há uma ténue esperança de compromisso, com base numa proposta do ainda presidente do Eurogrupo, o ministro holandês das Finanças.

Entretanto, surgiu nova ameaça ao euro: o juro da dívida a dez anos da Grécia já ultrapassou os 8%, depois de ter baixado para os 5,5%. No final de uma longa recessão, que tirou quase um terço do PIB grego, parecia anunciar-se um início de recuperação para 2015. Mas a situação política grega complicou-se e fala-se em eleições antecipadas. Ora as sondagens indicam que o partido de extrema-esquerda, o Syriza, poderá ganhá-las. Se assim for, a Grécia dificilmente se manterá no euro. Veremos se o BCE, o “bombeiro” da moeda única, ainda poderá fazer alguma coisa para evitar o colapso do euro.