Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Semelhanças curiosas

15 abr, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

A democracia representativa atravessa uma fase baixa, até porque a “primavera árabe” virou inverno.

A subida eleitoral dos partidos contrários à integração europeia e à imigração suscita inúmeros comentários. Um dos mais interessantes ouvi-o ao historiador Rui Ramos, numa recente conversa televisiva em que participei (“O que fica do que passa”, canal Q).

R. Ramos chamou a atenção para a semelhança de mentalidades entre a extrema-direita nacionalista, anti-UE e anti-imigrantes e os regimes autoritários e pouco democráticos, como é o caso da Rússia de Putin. Aliás, Nigel Lafarge, líder de um desses partidos, o United Kingdom Independence Party, afirmou que o político no activo que mais admira é Putin. E nos EUA a ala extremista do Partido Republicano tem-se desdobrado em elogios à capacidade de liderança de Putin (em boa parte, claro, para criticar a alegada “moleza” de Obama).

A democracia representativa atravessa uma fase baixa, até porque a “primavera árabe” virou inverno. Mas nos anos 30 do século passado a democracia liberal parecia uma velharia do séc. XIX, face à “modernidade” do comunismo e do nazismo. Ora a democracia acabou por prevalecer.