Emissão Renascença | Ouvir Online

Barcelona

Guardiola confirma saída do Barça

27 abr, 2012

Em conferência de imprensa, o técnico confirmou a saída dos catalães, revelando que o tempo que passou no comando da equipa desgastou-o e esse é o principal motivo que o leva a abandonar o cargo. Tito Vilanova, até agora adjunto, é o sucessor.

Guardiola confirma saída do Barça
Em conferência de imprensa, o técnico confirmou a saída do clube dos catalães, revelando que o tempo que passou no comando da equipa desgastou-o muito e que esse é o principal motivo que o leva a abandonar o cargo.
Sandro Rosell, o presidente do Barcelona, começou por falar na conferência de imprensa que confirmou a saída de Pep Guardiola do comando técnico dos catalães no final da época. Tito Vilanova, adjunto de Guardiola, sobe a treinador principal da equipa na próxima temporada.

Rosell confirmou o que se esperava: "Convocámos esta conferência de imprensa para dizer que Guardiola não continuará como técnico do Barcelona".

"Obrigado Pep por tudo o que nos ofereceste e trouxeste ao Barça. Por um modelo futebolístico que não poderá ser questionado, pela defesa dos valores que nos definem como clube. Pelo teu apoio e estima. O agradecimento será eterno para o melhor treinador da história do nosso clube", afirmou o dirigente.

Guardiola falou logo de seguida, começando por dizer que esta "não é uma situação fácil". "Quatro anos é uma eternidade como treinador do Barça", explicou. "A exigência é muito grande e, por isso, renovava todos os anos. O tempo desgasta tudo e desgastou-me a mim. Essa é a principal razão", continuou.

O treinador explicou que a decisão de saída foi comunicada ainda em Dezembro ao presidente Rosell, mas não aos jogadores: "Não o podia dizer aos jogadores, porque o treinador é um dos pilares do balneário."

"O próximo treinador vai dar coisas que eu não posso dar, porque não as tenho", acrescentou. Por agora, Pep pretende fazer uma pausa na carreira, mas garante que "mais cedo ou mais tarde" voltará a treinar. "Saio com a sensação de que deixo o trabalho bem feito", disse.

Iniesta, Valdés, Pedro, Piqué, Cesc Fàbregas e Busquets fizeram questão de marcar presença no anúncio do adeus do treinador.