Tempo
|

Portugal não vai receber jogos do Euro 2020

22 abr, 2014

Câmara de Lisboa rejeita candidatura para receber partidas do campeonato da Europa daquele ano, que terá lugar, pela primeira vez, em vários países. Porto já tinha igualmente dado uma "nega" ao assunto.

Portugal não vai receber jogos do Euro 2020
A Câmara de Lisboa não vai apresentar uma candidatura para receber jogos do Euro 2020, de acordo com um comunicado enviado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) às redacções, ao princípio da noite desta terça-feira.

Desta forma e pelo facto de a Câmara do Porto ter igualmente já negado a possibilidade de ser uma das cidades-sede da prova, Portugal não receberá qualquer jogo da prova mais importante de selecções do Velho Continente.

"As Câmaras Municipais de Lisboa e Porto informaram a Federação Portuguesa de Futebol que não tencionam apresentar candidatura à organização de alguns jogos do Campeonato da Europa de 2020. Esta decisão das autarquias – a quem competia manifestar interesse e assumir um conjunto de compromissos de vária índole junto da UEFA e da FPF – é inteiramente legítima já que compete aos executivos locais ponderar o interesse e a relação entre investimentos e potenciais retornos de uma candidatura aquela prova, que será disputada num formato inédito", pode ler-se na referida nota.

A 10 de Abril, refira-se, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou que a autarquia estava a avaliar com a Federação Portuguesa de Futebol e a Câmara do Porto uma candidatura da capital a palco do campeonato da Europa daquele ano, considerando que esta seria uma decisão que tinha de ser ponderada pelo peso do caderno de encargos e pelos efeitos que teria daqui a seis anos.

Europeu em 13 países
Em Janeiro de 2013, o Comité Executivo da UEFA anunciou a realização do Euro 2020 em treze países, com treze estádios incluídos na principal prova de selecções do Velho Continente. 

Cada país eleito terá direito a apresentar um recinto para participar no campeonato da Europa.

[notícia actualizada às 20h51m]