Tempo
|

Eleições Liga

Presidente Proença. "Hoje, inicia-se um capítulo de esperança"

28 jul, 2015

Ex-árbitro de 44 anos sucede a Luís Duque na liderança do organismo. Pedro Proença promete ser o "presidente de todos os clubes" e acredita poder conglomerar e unir o futebol português.

Presidente Proença. "Hoje, inicia-se um capítulo de esperança"
Pedro Proença, o primeiro ex-árbitro a ser eleito para a liderança de uma Liga de futebol, na Europa, promete ser “o presidente de todos os clubes”, acreditando ter capacidade para conglomerar e unir o desporto-rei português. O ex-árbitro de 44 anos sucede a Luís Duque na liderança do organismo.

Pedro Proença, o primeiro ex-árbitro a ser eleito para a liderança de uma Liga de futebol, na Europa, promete ser “o presidente de todos os clubes”, acreditando ter capacidade para conglomerar e unir o desporto-rei português.

“Acredito poder reunir todos os clubes, sem excepção. Só juntos e unindo esforços poderemos trabalhar em prol do futebol português. Serei, de hoje em diante, o presidente de todos os clubes. Sem excepção. É com muita honra e com um sentimento de compromisso imenso que irei abraçar esta causa que é a Liga Portuguesa de Futebol Profissional”, afirmou o gestor de 44 anos, numa declaração sem direito a questões da parte dos jornalistas, na sede da Liga de Clubes, no Porto.

Prometeu ainda iniciar uma nova era no futebol português. “Hoje, inicia-se um capítulo de esperança. Esta não é uma vitória pessoal mas uma vitória de todos os clubes e do futebol português”, assegurou, recuperando os três vectores nos quais suportou a sua candidatura.

“Credibilizar, criar valor e internacionalizar. Estes foram os valores que defendemos e pelos quais nos bateremos nos próximos quatro anos. Queremos potenciar uma Liga mais forte e mais rentável para os clubes e que seja sinónimo de credibilidade, profissionalismo, rigor e competência”, salientou.

Após uma campanha eleitoral na qual ouviu duras críticas da parte de Luís Duque, que se recandidatava para um novo mandato à frente dos destinos da Liga, Pedro Proença deixou uma palavra de apreço para com o homem a quem acaba de suceder.

“Quero saudar o Dr. Luís Duque pela dignidade com que pautou toda a sua candidatura”, deixando ainda um rol de agradecimentos pela sua eleição.

“O meu sincero e reconhecido obrigado a todos os que participaram neste acto eleitoral, no espírito de dignidade e respeito. Em especial, o agradecimento aos clubes que depositaram a confiança no projecto que delineámos para a Liga. O meu profundo reconhecimento a todos os que nos endereçaram palavras de apoio. Estendo as minhas felicitações aos órgãos sociais hoje eleitos”, disse.

Pedro Proença foi eleito, esta terça-feira, como novo presidente da Liga de Clubes para o quadriénio 2015-2019.

O ex-árbitro, de 44 anos, director financeiro de profissão e especialista em gestão de insolvências, bateu o ex-dirigente do Sporting com 32 votos a favor, num universo total de 55 [dois para cada clube da Primeira Liga e um para cada emblema da Segunda Liga]. Duque ficou-se pelos 23 votos.

[notícia actualizada às 20h20]