Emissão Renascença | Ouvir Online

José Neto

"Paulo Fonseca vai voltar a um grande"

23 out, 2014

Entrevista Bola Branca. José Neto, metodólogo de treino e mestre em psicologia desportiva, antevê futuro de sucesso ao treinador que falhou no Dragão e analisa a rotatividade de Lopetegui, no FC Porto.

"Paulo Fonseca vai voltar a um grande"
A rotatividade de Julen Lopetegui está a dar brado no futebol português. Nos últimos dois jogos, o técnico basco do FC Porto mudou cinco jogadores no onze inicial. Bola Branca perguntou a José Neto, um renomado metodólogo de treino, se as opções do treinador espanhol são as mais recomendáveis.

"Depende de cada caso e da curva de rendimento do atleta. A recompensa de um trabalho bem feito no rendimento é continuá-lo. Hoje, o treinador é um gestor de comportamentos para a excelência", analisa.

No caso concreto do FC Porto e das constantes mudanças operadas por Lopetegui, José Neto admite as razões do espanhol mas esclarece que, como norma, a rotatividade não liga com "uma equipa que está calibrada em termos organizacionais". "Pegar nesta dinâmica colectiva processual e desconjuntá-la tem custos. Custa criar um mecanismo colectivo", alerta.

José Neto, que é docente universitário sustenta que a rotatividade de Lopetegui "é um caso de objecto de estudo e reflexão". O especialista interroga-se sobre "até que ponto as mudanças conferem a confiança na sua continuidade ou com as permanências colectivas, até que ponto a confiança não é inerte".

Tomando como exemplo o último FC Porto-Sporting, José Neto considera que "o rendimento dos jogadores teve muito a ver com a causa" e com a forma como "jogaram pelas suas selecções apesar de viagens longas". Antes do clássico, foram às selecções 28 jogadores dos dois clubes. Há formas de minimizar o desgaste. 

"As viagens longas com diferentes fusos horários, alterações climáticas que arrastam situações de dessincronização do ritmo biológico, com manifestações de fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade, desgaste e perda de raciocínio táctico porque o jogador entra em fragilidade mental de causa e efeito, precisam de metodologia específica", explica o especialista.

José Neto recomenda, para os internacionais, "exercícios de baixa intensidade, repouso, banhos de contraste, compensação de hidratos de carbono, técnicas de relaxação, treinos com níveis elevados de concentração, nova visão de periodização competitiva e as competências comunicacionais". 

"Paulo Fonseca vai voltar a um grande"
Sobre Paulo Fonseca, treinador do Paços de Ferreira, cujo caso prático de 2012/13 está narrado no livro recentemente publicado por José Neto, "Preparar para ganhar", o metodólogo de treino que colaborou nessa temporada com o treinador antevê que Paulo Fonseca "voltará a ter sucesso". 

"Acredito que vai voltar a um grande e estará mais próximo do êxito. Foram solidificadas questões, feitas algumas aprendizagens e consciencializadas atitudes que lhe vão permitir voltar a ter uma oportunidade num grande", prevê.