Emissão Renascença | Ouvir Online

Investigadores espanhóis desenvolvem vacina contra o Alzheimer

17 jan, 2013

Vacina ainda não tem autorização para ser testada em humanos, mas se isso acontecer e tudo correr pelo melhor, pode levar até oito anos a entrar no mercado.

Um grupo de investigadores espanhóis da Corunha tem uma vacina experimental contra o Alzheimer, para já só com resultados positivos em ratos.

A vacina ainda não tem autorização para ser testada em humanos, mas se isso acontecer e tudo correr pelo melhor, pode levar até oito anos a entrar no mercado.

Os cientistas publicam esta quinta-feira, numa revista da especialidade, um ensaio realizado em ratos de laboratório e com várias doses da vacina conseguiram impedir o desenvolvimento da doença.

Os investigadores reconhecem que há ainda muito trabalho pela frente: os ratos usados na experiencia são transgénicos, ou seja, foram geneticamente manipulados para terem Alzheimer.

Por outro lado, caso se consiga desenvolver a vacina para humanos, ela só poderá ser usada por 40% a 50 % das pessoas que estão em risco de contrair Alzheimer ou que já sofrem da doença.