Emissão Renascença | Ouvir Online

Fumo do tabaco "apodrece" o cérebro

26 nov, 2012

Fumadores e pessoas com maus hábitos de vida têm mais probabilidade de sofrer um AVC ou um ataque cardíaco. "Todos sabemos que o tabaco, a tensão alta, o colesterol e o índice elevado de massa corporal fazem mal ao coração", afirma uma nota da Alzheimer's Society, que elogia o estudo da King's College London.

Um estudo agora publicado na revista científica “Age and Being” revela que o tabaco danifica a memória, a aprendizagem e o raciocínio lógico.

Os investigadores da universidade King's College London, na Grã-Bretanha, analisaram 8.800 pessoas com mais de 50 anos para tentar perceber a relação entre o estado do cérebro e a probabilidade de sofrer um enfarte ou um AVC.

Os voluntários fizeram testes de memorização de novas palavras e provas como dizer o maior número de animais que conseguissem num minuto.

Os testes foram realizados após quatro anos e depois de oito anos e os resultados mostram que o risco de ataque cardíaco e AVC "estão associados de forma significativa com o declínio cognitivo".

As pessoas com maior risco foram as que mostraram maior declínio.

"Identificámos uma série de factores de risco que poderiam ser associados ao declínio cognitivo e todos eles podem ser modificados. Nós precisamos consciencializar as pessoas para a necessidade de mudanças de estilo de vida por causa do risco de declínio cognitivo", afirma Alex Dregan, um dos investigadores.

A pesquisa mostrou ainda que ter tensão alta e estar acima do peso indicado para a sua idade também afectam o cérebro, mas não na mesma medida.

Cientistas envolvidos na pesquisa afirmam que as pessoas precisam perceber que o seu estilo de vida afecta tanto a mente quanto o corpo.

Simon Ridley, investigador da Alzheimer's Research UK, considera que o declínio cognitivo ao longo dos anos pode levar a doenças como demência. No mesmo sentido vai a nota emitida pela Alzheimer's Society, que elogia o estudo da King's College London e escreve: "Todos sabemos que o tabaco, a alta pressão sanguínea, os altos níveis de colesterol e o alto índice de massa corporal fazem mal ao coração. Essa pesquisa acrescenta vários indícios de que isso pode fazer mal à cabeça também".