Emissão Renascença | Ouvir Online

Novos contratos pagam menos de 4 euros por hora a enfermeiros

02 jul, 2012

"Trata-se de um atentado" contra estes profissionais de saúde, acusa o Sindicato dos Enfermeiros. Feitas as contas, após os descontos, o salário fica pelos 300 euros mensais.

Novos contratos pagam menos de 4 euros por hora a enfermeiros
Os cerca de 100 enfermeiros que começam a trabalhar esta semana nos Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão receber menos de quatro euros por hora. Feitas as contas, cada profissional recebe, assim, 300 euros de salário mensal, depois dos descontos. O Sindicato dos Enfermeiros fala em "escândalo" e de um "atentado" contra estes profissionais de saúde.
Os enfermeiros que começam a trabalhar esta semana nos Centros de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo vão receber menos de quatro euros por hora.

A informação, avançada pelo “Diário de Notícias”, foi confirmada à Renascença pelo Sindicato dos Enfermeiros. Feitas as contas cada profissional, após os descontos, pode receber 300 euros de salário.

Os cerca de 100 profissionais contratados através de empresas de prestação de serviços, que venceram o concurso lançado pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, recebem cerca de quatro euros por hora.

"A população precisa de saber que aquilo que o Governo pretende pagar aos seus enfermeiros de família e aos que vão a casa tratar dos seus idosos é 3,96 euros à hora. Isto, de facto, é um atentado contra os trabalhadores, mas em concreto contra os enfermeiros, doentes e Serviço Nacional de Saúde”, sustenta a sindicalista Guadalupe Simões, acrescentando que esta situação tem de ser alterada, até porque a contratação através de empresas de prestação de serviços sai muito mais cara para o Estado.

Uma delegação do sindicato e alguns enfermeiros deslocam-se esta segunda-feira à ARS para dar conta da situação.