Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Ramos

Cumprimento da lei pode impedir hospitais de atender todos os doentes

26 jun, 2012

O alerta é deixado pelo actual presidente do conselho de administração do IPO de Lisboa, que pede "compreensão" ao Governo.

Cumprimento da lei pode impedir hospitais de atender todos os doentes

A Lei dos Compromissos vai provocar alguns conflitos aos administradores hospitalares. O aviso é do ex-secretário de Estado Francisco Ramos.

O actual presidente do conselho de administração do IPO de Lisboa diz que os responsáveis hospitalares vão ser confrontados com o dilema de cumprir o orçamento ou dar os medicamentos aos doentes.

“Haverá certamente momentos de um enorme conflito entre as obrigações que os hospitais têm de responder a todos os doentes que os procuram e respeitar escrupulosamente a Lei dos Compromissos e, portanto, não gastar nem um cêntimo a mais das disponibilidades. Haverá, certamente, em todos os hospitais portugueses muitos momentos em que isto vai criar uma enorme tensão”, disse.

O antigo governante sugere, no entanto, um remédio para o problema: “A minha expectativa é que com iniciativas entre grupos de hospitais de aquisições conjuntas, melhorias na gestão e compreensão por parte do Governo espero que seja possível que daí não advenham restrições no acesso à saúde dos portugueses”.

Estas declarações foram feitas à margem de um debate na Ordem dos Médicos, em Lisboa, sobre o acesso ao medicamento.