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Divulgados contactos para tirar dúvidas sobre transporte de doentes

02 jun, 2012

Iniciativa do Ministério da Saúde surgiu para dar resposta ao "défice de informação que se tem detectado junto da população".

Divulgados contactos para tirar dúvidas sobre transporte de doentes

O Ministério da Saúde divulgou os endereços electrónicos e números de telefone das áreas regionais de saúde, para que os utentes possam esclarecer dúvidas quanto às novas regras do transporte de doentes, que entraram esta sexta-feira em vigor. 
 
Esta é uma solução encontrada pela tutela, até que esteja em funcionamento um serviço de "call center", que já está a ser estudada e trabalhada, para prestar apoio telefónico aos utentes que precisam deste transporte, disse fonte do Ministério da Saúde (MS). 
 
Os contactos das Administrações Regionais de Saúde e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) estão disponíveis numa circular informativa publicada na página da ACSS, "por forma a que todas as dúvidas sejam esclarecidas e os doentes usufruam dos apoios a que efectivamente têm direito". 
 
Esta iniciativa surgiu para dar resposta ao "défice de informação que se tem detectado junto da população", relativamente às novas regras de Transporte Não Urgente de Doentes, que entraram hoje em vigor, explicou a mesma fonte.
 
Da mesma circular constam essas mesmas regras e está prevista a publicação de um esclarecimento em forma de pergunta-resposta relativo às situações que suscitam maiores dúvidas e as respectivas orientações. 
 
O Ministério da Saúde adianta ainda ter já desencadeado acções de informação junto dos seus serviços, estando a trabalhar no desenvolvimento e criação do serviço de "call center", que poderá vir a ser a Linha Saúde 24. 
 
Sem se comprometer com um prazo temporal concreto, o MS refere apenas que "espera ter este call center a funcionar em pleno dentro de pouco tempo".

Confira os endereços electrónicos e números de telefone para tirar dúvidas sobre o transporte de doentes.