Emissão Renascença | Ouvir Online

Aumento de casos de cancro no Alentejo preocupa oncologistas

19 abr, 2012

Todos os anos surgem cerca de dois mil casos novos. Especialistas alertam para o envelhecimento da população na região.

Aumento de casos de cancro no Alentejo preocupa oncologistas
Estimativas revelam que o número de casos de cancro no Alentejo apresenta tendências de aumento. Segundo especialistas, surgem entre dois mil a 2.500 novos casos por ano. O envelhecimento é um dos factores responsáveis pelo retrato preocupante na região. Para debater a questão, tem início esta quinta-feira, em Évora, o maior encontro nacional de oncologia.

O Hospital distrital de Espírito Santo, responsável pela organização do evento, está preocupado com a situação e procura, em cooperação com outras unidades de saúde da região, criar condições para combater a subida de novos casos. O director do serviço de oncologia, Sérgio Barroso, defende que “não há qualquer justificação para que doentes da região do Alentejo que precisam de radioterapia o façam em Lisboa ou noutras localizações”. 

A falta de organização na área, lamenta o oncologista, faz com que os doentes “não sejam reencaminhados para o centro de radioterapia mais próximo da sua residência”. Uma realidade que acarreta “custos muito significativos”, porque “o doente está fora da sua residência ou perde dias de trabalho”.

A edição do “Encontros Oncológicos da Primavera” vai contar com a presença de mais de 700 profissionais da especialidade e decorre até domingo.