|

"Discovery" faz último voo para o museu

18 abr, 2012

Programa vaivém da NASA terminou no ano passado.

"Discovery" faz último voo para o museu

O vaivém espacial “Discovery” realizou esta terça-feira a sua última viagem, com destino ao Museu Aeroespacial Smithsonian, no estado norte-americano da Virgínia.

A nave foi transportada no dorso de um Boeing 747 da agência NASA, desde o Centro Espacial Kennedy, na Florida, até Washington, onde fez uma passagem simbólica pelo edifício do Capitólio.

“É triste ver isto acontecer. Mas olhamos para o vaivém e é impossível não ficar impressionado. Essa é a minha esperança agora, que sempre que alguém olhe para este veículo fique impressionado, que sinta que é isto que podemos alcançar se nos desafiarmos”, disse a astronauta Nicole Stott, que fez parte da última tripulação do “Discovery”.

O “Discovery” realizou a última das suas 39 viagens ao espaço em Março do ano passado e durante o seu tempo no activo passou 365 dias no espaço e orbitou 5,830 vezes em redor da Terra.

A NASA determinou o fim do programa vaivém, depois de a Estação Espacial Internacional estar concluída, e já começou a trabalhar numa nova geração de naves, que levarão os astronautas mais longe na exploração do Universo.