Emissão Renascença | Ouvir Online

Jovens portugueses estão mais saudáveis

16 mar, 2012

Portugal é um “paradigma de boas práticas no que diz respeito à educação para a saúde nas escolas", conclui estudo.

Jovens portugueses estão mais saudáveis

Os jovens portugueses, entre os 11 e os 16 anos, estão cada vez mais saudáveis, revela um estudo sobre comportamentos de saúde realizado em 2010 pela Universidade Técnica de Lisboa e pelo Centro de Malária e Doenças Tropicais.

“Têm mais cuidados com a sua saúde, menos comportamentos de risco e mais comportamentos saudáveis”, afirma Margarida Gaspar de Matos, coordenadora em Portugal deste estudo da Organização Mundial de Saúde, que se realiza de quatro em quatro anos.

O estudo aponta para uma redução da baixa do consumo de tabaco entre os adolescentes, mais cuidados de higiene oral.

Os jovens estão também “menos violentos nas suas relações inter-pessoais e mais capazes de resolver os problemas”, assinala Margarida Gaspar de Matos, em declarações à Renascença.

O inquérito feito a cinco mil jovens indica ainda que em todas as regiões do país há coisas boas e más.

“Estou preocupada com a questão do Sul, até porque há menos jovens, estão mais isolados, baseiam-se mais na cultura de pares e isso, às vezes, pode levá-los a comportamentos de risco, mas também há coisas boas no Sul como, por exemplo,  as relações entre os amigos”, explica a coordenadora do estudo.

No Centro do país, por exemplo, pratica-se mais actividade física, mas há menos higiene oral. Na zona de Lisboa, parece haver mais violência  interpessoal, mas menos obesidade nestas fachas etárias.
 
Margarida Gaspar de Matos considera que os resultados deste estudo mostram que muito tem sido feito e Portugal é um “paradigma de boas práticas no que diz respeito à educação para a saúde nas escolas, muito foi feito na última década”.