Tempo
|

Aumenta a prevalência da diabetes em Portugal

07 mar, 2012 • Rosário Silva

Dados mais recentes dizem que 12,4% da população portuguesa, entre os 20 e os 79 anos, tem diabetes.

Aumenta a prevalência da diabetes em Portugal
A diabetes está a aumentar gradualmente em Portugal. Segundo o Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes, a doença afecta 12,4% da população portuguesa, numa faixa etária alargada, que vai dos 20 aos 79 anos.

O médico Manuel João Gomes, também presidente da comissão organizadora do 10º Congresso Nacional da Diabetes, que decorre no Algarve até sexta-feira, sublinha que esta é uma realidade preocupante, confirmada pela dureza dos números.

“A diabetes está a aumentar gradualmente em Portugal, segundo estudos sobre a prevalência da doença. Neste momento, os dados mais recentes dizem-nos que 12,4% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos tem diabetes. O mais curioso é que cerca de metade destas pessoas desconhece que tem a doença, o que mostra bem a gravidade da situação que se vive neste momento no nosso país”, diz em entrevista à Renascença.

Perante este quadro preocupante, o que é então necessário fazer para contrariar essa tendência e que ainda não está a ser feito?
“Aquilo que já se está a fazer, mas talvez se deva fazer com mais insistência e profundidade, por um lado é dar conhecimento às populações da gravidade da situação e educá-las de forma a alterar o estilo de vida, no sentido de melhorar a forma como se alimentam e não deixarem de praticar exercício, para prevenir esta e muitas outras situações que também podem aparecer a acompanhar a diabetes. Por outro lado, um aspecto realmente importante, é conseguir-se diagnosticar o mais precocemente possível todos estes casos de pessoas com diabetes que andam por aí, para que de imediato possam começar a fazer tratamento de forma a controlar a doença e assim evitar, ou protegê-las o mais possível, do aparecimento das complicações a que sempre estão sujeitas.

No fundo, a mensagem aponta para a prevenção?
A grande mensagem, eu diria assim, é que a diabetes é uma realidade e uma doença que vai evoluindo lentamente, podendo trazer muitas complicações ao longo da vida e que podem ser incapacitantes. Tudo pode e deve ser feito no sentido de prevenir, por isso as pessoas devem estar atentas. Cabe também às instituições de saúde e aos profissionais que trabalham nesta área, tudo fazerem para que esta mensagem chegue cada vez mais junto das pessoas, para que estas possam sentir-se motivadas a aderir a todos os programas de prevenção.