Emissão Renascença | Ouvir Online

“Apoiar a vida é o caminho”

11 fev, 2012

D. Joaquim Mendes pede ao Governo para repensar a lei do aborto.

“Apoiar a vida é o caminho”

É preciso repensar a lei do aborto e apostar numa cultura de defesa da vida. O apelo foi lançado por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, na inauguração em Alcântara do novo gabinete de atendimento da Associação “Ponto de Apoio à Vida”.

Trata-se de um serviço que pretende ser complementar à Casa de Santa Isabel onde vivem actualmente 10 mães.

À margem da cerimónia, D. Joaquim Mendes deixou uma pergunta à classe politica: “Em vez de investir na morte porque não investimos na promoção da vida? É preciso inverter toda a questão política em relação à questão do aborto, deviam reflectir, avaliar as consequências e olhar para o futuro. Apoiar a vida é o caminho”.

Já o presidente da Associação “Ponto de Apoio à Vida”, Manuel Faria Blanc, deixou criticas ao aborto recorrente, uma prática que não devia ser suportada pelo Serviço Nacional de Saúde.

“O aborto tornou-se um método contraceptivo, não é admissível que as mães recorram ao aborto de uma forma sistemática – duas ou três vezes por ano – e possam fazê-lo estando a honorar o Serviço Nacional de Saúde e que nós estamos todos a pagar”, disse.

Desde 2007, realizaram-se em Portugal mais de 80 mil abortos "por opção da mulher", dos quais perto de 13.500 foram repetições, revela um estudo da Federação Portuguesa Pela Vida (FPV) feito com base nos dados oficiais disponíveis.