Emissão Renascença | Ouvir Online

Alerta de legionella no norte do país. Dois pacientes estão internados

04 set, 2015

Está a decorrer uma investigação epidemiológica para apurar a origem. Desde Julho foram registados 12 casos.

Alerta de legionella no norte do país. Dois pacientes estão internados
As autoridades de saúde estão a investigar um recente aumento de casos de legiollena no norte do país. Desde Julho foram notificados 12 casos - um número superior ao considerado normal.

Um comunicado da Direcção-Geral de Saúde confirma que estão internados dois pacientes, não se tendo registado "nenhum óbito".

A mesma nota sublinha que a situação notificada não é comparável ao surto que ocorreu em Novembro de 2014 em Vila Franca de Xira, "quer pela magnitude e gravidade, quer ainda pela expressão rápida que caracterizou a curva epidemiológica".

Em declarações à agência Lusa, por escrito, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) esclarece que entre a última semana de Julho e até ao dia 3 de Setembro, foram notificados 12 casos de doença dos Legionários em pessoas residentes na região de saúde do Norte. O número é considerado "superior ao que seria de esperar" e, por isso, está a merecer "uma atenção especial por parte das autoridades de saúde".

Dos 12 casos identificados, e de acordo com a informação epidemiológica disponível, há duas pessoas que estiveram fora do país durante o período provável de ocorrência da infecção. Os restantes dez casos ocorreram em pessoas residentes na região do Grande Porto. 

Está a decorrer uma investigação epidemiológica de forma a caracterizar os locais e os percursos que os doentes fizeram durante os 14 dias antes do início dos sintomas, de forma a orientar a investigação ambiental e até ao momento foram efectuadas colheitas de água em alguns equipamentos localizados na região em estudo.

A doença do legionário, provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Um surto registado a partir de 7 de Novembro do ano passado, no concelho de Vila Franca de Xira, causou 12 mortos e infectou 375 pessoas.

Saiba como evitar a legionella