Emissão Renascença | Ouvir Online

Nutricionistas alertam. Está a aumentar o número de falsos profissionais

28 jul, 2015

“A Ordem tem um mecanismo legal”, através do qual “qualquer pessoa pode verificar se o profissional a que recorre é nutricionista ou não”, indica a bastonária Alexandra Bento à Renascença.

Nutricionistas alertam. Está a aumentar o número de falsos profissionais
Há quase 10 denúncias, por mês, de nutricionistas e dietistas falsos no nosso país. O alerta é lançado esta terça-feira de manhã na Renascença pela bastonária dos Nutricionistas, Alexandra Bento.

“Temos vindo a registar um número crescente de casos de pessoas que se intitulam ser nutricionistas ou dietistas sem de facto o serem. Isto é uma preocupação grande para a Ordem, pelo que alertamos o cidadão para o facto de, para ser nutricionista ou dietista, é obrigatório estar inscrito na Ordem dos Nutricionistas”, afirma.

Alexandra Bento dá uma conferência de imprensa esta terça-feira no Porto para lançar o mesmo aviso, chamando a atenção para os “riscos evidentes” para a saúde.

“Estamos a falar de profissões de saúde, que têm de ser desempenhadas por quem tenha habilitações académicas e profissionais para o efeito e, portanto, quem não as tem põe em risco a saúde do indivíduo”, sublinha.

A bastonária adianta que “a Ordem tem um mecanismo legal que é o registo nacional, onde qualquer pessoa pode verificar se o profissional a que recorre é nutricionista ou não. Se lá está é, se não está não é”.