Emissão Renascença | Ouvir Online

Lisboa ganha centro dedicado à investigação na oncologia, cardiologia e neurologia

27 jul, 2015

Esta segunda-feira, assinala-se o Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço, uma patologia que, em Portugal, mata três pessoas por dia.

Lisboa ganha centro dedicado à investigação na oncologia, cardiologia e neurologia

Lisboa vai ter um megacentro dedicado à investigação clínica. A unidade vai desenvolver ensaios em casos de doenças oncológicas e, também, na cardiologia, diabetes e neurologia.

De acordo com o “Diário de Notícias”, o novo Centro de Investigação Clínica vai ser apresentado em Outubro. Poderá colocar, por ano, cerca de 200 doentes com cancro em ensaios clínicos na busca por novos tratamentos. 
 
A notícia surge neste que é o Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço, uma patologia que, em Portugal, mata três pessoas por dia.

Em declarações à Renascença, o director da Clínica da Cabeça e Pescoço do  Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Jorge Guimarães, indica que a incidência desta patologia regista uma tendência de aumento: cerca de 30% nos próximos cinco anos.

Jorge Guimarães sublinha, contudo, que numa fase inicial, o tratamento destes cancros tem uma taxa de sucesso de cerca de 80%, daí a importância da prevenção e dos rastreios. Ter hábitos saudáveis é fundamental para evitar esta patologia.  
 
“São tumores que seriam evitáveis se as pessoas não fumassem e não bebessem, ou não tivessem estes comportamentos pouco saudáveis”, aponta.

“As cirurgias mais frequentes são uma lesão branco-vermelha na cavidade oral, uma lesão, ferida na língua que não cicatriza, um dente que caiu inadvertidamente”, cujos sintomas podem ser rastreados, como “uma tumefacção ou papo cervical, alteração da voz, sinais que poderão evidenciar patologia da cabeça e do pescoço”.

O IPO do Porto é uma das 12 unidades de saúde que, esta segunda-feira, levam a cabo rastreios gratuitos de detecção de cancros da cabeça e do pescoço. 

Anualmente, há cerca de 2.500 novos casos da doença em Portugal e cerca de 85% das vítimas são fumadores ou ex-fumadores.

As unidades onde se realizarão rastreios gratuitos à população, sujeitos a inscrição prévia, são: Hospital Beatriz Ângelo (Loures), Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital de Santo António, Hospital de São João, Hospital de Santa Maria, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia - Espinho, Clínica Quadrantes de Miraflores (Oeiras), Hospital da Luz (Lisboa) e nas CUF de Porto Hospital, Porto Instituto, das Descobertas (Lisboa) e Infante Santo (Lisboa).