Emissão Renascença | Ouvir Online

Fotogaleria

Da lesma fotogénica à "galinha do inferno": as dez espécies maravilha do ano

23 mai, 2015

A lista elaborada por especialistas internacionais incluiu uma lesma do mar fotogénica, um peixe-balão desenhador, um dinossauro “galinha do inferno” e um assustador insecto-pau, entre outros. 

Da lesma fotogénica à "galinha do inferno": as dez espécies maravilha do ano

O comité internacional de taxonomistas elaborou um top de "maravilhas" com dez das novas espécies descobertas e nomeadas ao longo do ano passado.

lista das espécies “estrela” inclui uma lesma do mar fotogénica, um dinossauro “galinha do inferno” e um assustador insecto-pau.

Deste top 10 fazem também parte uma vespa que recorre a uma arma química para afastar os predadores, uma planta-coral parasita das Filipinas ameaçada de extinção e a planta “Tillandsia religiosa” natural do México.

Uma rã indonésia que dá à luz girinos, uma aranha que faz piruetas no deserto de Marrocos, um peixe-balão japonês que faz desenhos no fundo do mar para atrair as fêmeas e a misteriosa X-Phyla, parente das medusas, foram outras das espécies eleitas.

Os investigadores revelaram ao mundo 18 mil novas espécies, em 2014, de acordo com o  Instituto Internacional para a Exploração de Espécies (ESF, na sigla inglesa) da Universidade Estadual de Nova Iorque.

Actualmente, há um total de dois milhões de espécies identificadas e nomeadas pelos especialistas.

Mas este número poderá ser apenas a ponta do icebergue. Estima-se que ainda haja cerca de dez milhões de espécies por descobrir no planeta Terra.

A lista das 10 espécies maravilha é divulgada por ocasião do aniversário do sueco Carolus Linnaeus, o pai da taxonomia moderna, que se comemora este sábado, 23 de Maio.