Emissão Renascença | Ouvir Online

Lisboa acolhe primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade

01 mai, 2015

UCIF vai trabalhar com crianças a aceitação da mudança, a gestão das emoções, a comunicação positiva e a auto-estima e a auto-imagem.

Lisboa acolhe primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade

A primeira Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade, um novo modelo de intervenção da associação Terra de Sonhos para apoiar crianças com doenças crónicas e jovens em risco institucionalizados, vai começar a funcionar na segunda-feira, em Lisboa.

O fundador da Terra dos Sonhos, Frederico Vital, disse à agência Lusa que a Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade (UCIF) pretende "dar instrumentos de desenvolvimento e de capacitação psicológica e emocional" às crianças com doenças crónicas, jovens em risco institucionalizados e às famílias, envolvendo os profissionais de saúde.

Fundada no dia 1 de Junho de 2007, Dia Mundial da Criança, a associação Terra dos Sonhos tem como principal actividade a realização dos sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas, contabilizando, até agora, "576 sonhos realizados".

O modelo de intervenção da UCIF surge para complementar a realização dos sonhos, que, segundo Frederico Vital, não é suficiente a médio e longo prazo, porque, apesar de criar "um impacto emocional grande no imediato", depois "não ficava senão uma boa memória".

A UCIF vai trabalhar com base em quatro pilares ligados à psicologia: a aceitação da mudança, a gestão das emoções, a comunicação positiva e a auto-estima e a auto-imagem, através de secções dinâmicas de grupo, envolvendo as crianças, os jovens, as famílias e os profissionais de saúde, em programas com duração de seis semanas a três meses.

"Vamos trabalhar com ferramentas psicológicas testadas", reforçou o responsável da Terra dos Sonhos, referindo que a associação tem uma parceria com a Universidade de Évora, que vai avaliar o impacto das iniciativas da UCIF na função cerebral.

A participação na UCIF é gratuita para as crianças com doenças crónicas e jovens em risco institucionalizados, que, normalmente, são sinalizados pelos hospitais e instituições sociais, embora "qualquer pessoa possa candidatar uma criança nessas condições", informou.

O serviço que vai ser prestado pela UCIF é "válido para qualquer criança e até para qualquer adulto", pelo que a associação pretende disponibilizar ao público em geral secções terapêuticas em troca de uma doação monetária simbólica, garantindo assim a sustentabilidade do projecto.

Localizado em frente ao Hospital Egas Moniz, na Rua da Junqueira, em Lisboa, o edifício que vai acolher a UCIF, com "620 metros quadrados de zona coberta e 200 metros quadrados de pátio interior", resulta de um protocolo de exploração do espaço a 25 anos, renovável a cada cinco anos, com a fundação D. Pedro IV, que desactivou a creche que lá existia.

A Terra dos Sonhos fez obras no edifício para transformar os espaços interiores, pelo que ainda só está finalizada uma parte provisória do projecto, que será inaugurada 04 de maio, disponibilizando cinco divisões: uma sala de intervenção, duas salas de trabalho, o terraço e a recepção.

A continuação das obras está dependente da angariação do orçamento necessário, "cerca de 600 mil euros", explicou Frederico Vital, referindo que o projecto incluiu "mais um auditório, mais uma zona aberta ao público com experiências tecnológicas de desconstrução de impossibilidade, ilusões ópticas, realidades aumentadas, tudo enquadrado numa lógica pedagógica, os escritórios e uma incubadora, aceleradora de empreendedorismo social".

De acordo com o fundador da Terra dos Sonhos, Frederico Vital, Lisboa é a primeira cidade a acolher uma UCIF, mas a associação pretende vir a replicar o projecto em outras zonas do país.

A 12 de Dezembro de 2014, a Direcção-Geral da Saúde e a Terra dos Sonhos assinaram um protocolo para desenvolver o modelo terapêutico inovador da Unidade de Cuidados Intensivos de Felicidade.