Emissão Renascença | Ouvir Online

Marco de Canavezes inova no apoio aos idosos isolados

28 abr, 2015

Serviço Móvel de Saúde apoia 70 idosos. "Um projecto destes tornaria o país muito melhor porque estamos a ficar com uma população envelhecida."

A Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canavezes criou um apoio inovador, de primeira necessidade, para apoiar todos os dias cerca de 70 idosos. O Serviço Móvel de Saúde foi galardoado com o prémio "BPI Seniores".

Gerir a medicação ou esclarecer os apoios da Segurança Social são exemplos dos serviços prestados por um enfermeiro, um nutricionista, um psicólogo, um farmacêutico e uma assistente social.

"As pessoas estão muito isoladas e muito sozinhas", explica a assistente social Raquel Ferreira, apontando o exemplo de uma senhora que vive sozinha e a quem descobriram, numa visita, que estava com pneumonia: "Chegámos lá e a senhora estava sentir-se mal. Colocámos o termómetro e tinha 40 graus de febre".

O serviço é gratuito e existe desde Março. As visitas acontecem todas as semanas.

"Muitos dos idosos chegam-nos cá por problemas relativos à toma de medicação, ou por excesso ou por trocas. Chegavam-nos cá para internamento por causa desses problemas e, por isso, as caixinhas que colocamos já com a medicação certinha. O doente já sabe que de manhã é aquela caixinha, no dia seguinte é outra, de modo a que o doente não troque a medicação", explica Ana Marques.

Face aos bons resultados do projecto, a Santa Casa quer agora chegar a quem cuida, "criando um programa de formação dos cuidadores", adianta a provedora da Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses, Maria Amélia Ferreira.

"Não tenho dúvida de que um projecto destes tornaria o país muito melhor, porque estamos a ficar com uma população muito envelhecida e temos de aprender a cuidar. Muito mais que tratar é cuidar", defende.