Emissão Renascença | Ouvir Online

Atchim! Chegou a época das alergias

30 mar, 2015 • Hugo Monteiro e Teresa Almeida

O clima desta época do ano favorece a manifestação de episódios de alergias. Numa semana em que se prevê que as temperaturas aumentem significativamente, o alerta é particularmente dirigido a um em cada três portugueses.

Atchim! Chegou a época das alergias
O número de pessoas alérgicas continua a aumentar em todo o mundo e um terço da população portuguesa tem alguma espécie de alergia.

Os dados são avançados pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), no início de uma semana de Primavera que se prevê mais quente e com vento, condições que favorecem o aparecimento de episódios de alergia.

A vice-presidente da SPAIC, Elisa Pedro, diz à Renascença que o problema atinge, principalmente, os países desenvolvidos. mas “as alergias tem aumentado em todo o mundo".

"Calcula-se que um terço da população portuguesa tenha alergias. Temos estudos em que se demonstra o aumento da prevalência de asma e renite, especialmente nas crianças", acrescenta a especialista.

As alergias levam ao aumento das faltas ao trabalho e à escola. O absentismo está a aumentar, diz Elisa Pedro, lembrando que “também o rendimento laboral e escolar pode estar afectado, porque estes problemas trazem noites mal dormidas, maior cansaço, incómodos que põem em causa a rendibilidade de quem trabalha ou estuda".

Elisa Pedro sublinha que é difícil inverter esta situação, porque ela está relacionada com "múltiplos factores", que vão do "meio ambiente, à poluição", sendo, por isso, “um problema global".

"Não creio que seja fácil inverter a situação. Estabilizá-la, talvez", remata.

Numa semana que se prevê de subida das temperaturas, pode verificar as zonas onde há maior concentração de pólenes na atmosfera. A Rede Portuguesa de Aerobiologia disponibiliza semanalmente o Boletim Polínico, informação está disponível nos sites www.spaic.pt ou www.rpaerobiologia.com