Emissão Renascença | Ouvir Online

Centros de saúde vão continuar com horários alargados

26 fev, 2015

Secretário de Estado da Saúde anunciou que a medida vai vigorar enquanto não acabar a actividade gripal.

Centros de saúde vão continuar com horários alargados

Os centros de saúde vão continuar com horários alargados até que o número de doentes que aparecem durante a noite seja residual, anunciou esta quinta-feira o secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde. 

Leal da Costa disse que o prazo de 27 de Fevereiro (sexta-feira) não vai ser cumprido, apesar de a actividade gripal estar em franco declínio. "Manda a boa cautela que, só depois de consolidados os bons resultados e demonstrada a não necessidade da abertura, é que eventualmente será reduzida", afirmou aos jornalistas à margem de um encontro para apresentar uma campanha sobre os malefícios do tabaco.

"As indicações que temos para os centros de saúde é de manter o alargamento de horário durante este período, portanto não iremos cumprir taxativamente a data de 27 de Fevereiro", acrescentou.

Vários centros de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo estão com as portas abertas durante mais tempo, à noite e ao fim-de-semana, para poder dar resposta à afluência de doentes de gripe, com o objectivo de aliviar os serviços de urgência hospitalares.

O secretário de Estado adiantou que houve centros de saúde que chegaram a ter picos de 200 doentes urgentes por semana. Actualmente, alguns recebem apenas dez doentes por semana.

A decisão final de manter o alargamento dos horários caberá sempre a cada unidade e às ARS.

A Direcção-Geral da Saúde tem apelado aos portugueses que apresentem situações clínicas menos graves para recorrerem aos centros de saúde ou utilizarem a Linha Saúde 24 a “fim de evitar o congestionamento” dos serviços de urgência hospitalares.