Tempo
|

Infarmed manda retirar do mercado genéricos suspeitos

28 jan, 2015

Agência Europeia do Medicamento recomendou a suspensão de centenas de genéricos, dos quais cerca de 20 são comercializados em Portugal.

Infarmed manda retirar do mercado genéricos suspeitos
O presidente do Infarmed, Eurico Castro Alves, revelou esta quarta-feira que a Autoridade Nacional do Medicamento pediu aos laboratórios para recolherem os genéricos sob suspeita.

Durante uma conferência de imprensa, o presidente fala de uma "acção preventiva", sublinhando que o Infarmed esteve atento e a monitorizar a situação.

"Se tivesse havido qualquer efeito adverso num doente já se teria sabido e actuado", garantiu Eurico Castro Alves, acrescentando que a suspensão definitiva está dependente da decisão da Comissão Europeia.

Na sexta-feira passada, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomendou a suspensão de centenas de genéricos. O Infarmed ainda não tinha tomado nenhuma decisão, por considerar que "a análise de risco não evidenciou existir falta de segurança ou eficácia".

Segundo Eurico Castro Alves, apesar de existirem em Portugal 64 destes medicamentos com autorização de comercialização, apenas 20 - entre analgésicos, anti-histamínicos, neurolépticos, anti-alérgicos e protectores gástricos - estão à venda e têm umas vendas "residuais: 0,3%".

Em causa está uma inspecção realizada à GVK Biosciences, na Índia, que detectou irregularidades na forma como esta empresa conduzia os ensaios clínicos a vários medicamentos que circulam na União Europeia.

A lista da Agência Europeia do Medicamento (em PDF)