Tempo
|

Legionella faz mais uma morte em Vila Franca de Xira

15 dez, 2014

Ainda há oito pessoas internadas, mas nenhuma está nos cuidados intensivos. Número de casos ascende a 375.

Sobe para 12 o número de mortos do surto de legionella que no mês passado atingiu o concelho de Vila Franca de Xira, avança o relatório final divulgado pelas autoridades que acompanharam o caso.

De acordo com o balanço até esta segunda-feira, dia 15, as vítimas mortais têm entre 43 e 89 anos, nove são homens e três mulher. A taxa de letalidade do surto foi de 3,2%.

Durante o surto, que teve início a 7 de Novembro e foi controlado em duas semanas, foram identificados 375 doentes infectados com a bactéria da legionella, "quase todos tratados em regime de internamento hospitalar".

Além dos 375 doentes confirmados, "estão ainda sujeitos a investigação epidemiológica ou laboratorial 40 casos adicionais".

O relatório final adianta que ainda há oito pessoas internadas com legionella, mas nenhuma delas está nos cuidados intensivos.

A idade média das pessoas infectadas é 58 anos. O mais jovem tem 22 anos e o mais velho 92. Dos 375 casos confirmados, 251 (67%) são do sexo masculino e 124 (33%) do sexo feminino.

"Ficou demonstrada a correspondência da estirpe de bactérias isoladas numa das torres de arrefecimento de uma unidade fabril local com a estirpe identificada em secreções brônquicas de doentes", confirmam as autoridades. A fábrica em causa é a ADP - Adubos de Portugal, situada entre a Póvoa de Santa Iria e Alverca.

O relatório final foi elaborado em conjunto pela Direcção-Geral da Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

 O que é a legionella? Perguntas e respostas

Saiba como evitar a legionella