Tempo
|

Saiba quais são os melhores hospitais portugueses

09 dez, 2014 • Anabela Góis

Multinacional especializada em estudos de “benchmarking” para organizações prestadores de cuidados de saúde seleccionou os cinco melhores hospitais de Portugal Continental.

Saiba quais são os melhores hospitais portugueses

O que têm em comum o Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, e o Centro Hospitalar do Porto? Estão entre os melhores hospitais de Portugal Continental, numa lista que inclui também o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

A lista dos cinco melhores hospitais portugueses foi elaborada pela IASIST – uma multinacional de origem espanhola de estudos de "benchmarking" (procura de boas práticas) para organizações prestadores de cuidados de saúde – aos hospitais que apresentaram melhor nível de desempenho global. Os prémios foram entregues esta terça-feira.

Os 41 hospitais do SNS (incluindo PPP) foram divididos em grupos, definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde, de acordo com critérios como dimensão, variedade e complexidade de casuística.

Cada hospital foi avaliado no âmbito do comparador, ou média, do seu grupo face aos resultados obtidos individualmente, sendo-lhe atribuída uma classificação.

A IASIST sublinha que a intenção deste "top 5" não é criar um "ranking" de hospitais, mas antes distinguir os que apresentam os melhores resultados.

Em declarações ao programa "Terça à Noite" da Renascença, o director clínico do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que inclui o Hospital de Santa Maria e o Pulido Valente, não se mostra surpreendido por a unidade não estar entre os cinco melhores.

"Surpreendido não fiquei, porque tenho os pés assentes na terra e sei as dificuldades com que me defronto", afirma Miguel Oliveira e Silva.

Os finalistas
Os finalistas distribuem-se por cinco categorias, de acordo com os critérios de classificação dos hospitais definidos pela Administração Central do Sistema de Saúde: pequenos hospitais; de pequena/ média dimensão; de média/ grande dimensão; hospitais universitários ou centrais; e unidades locais de saúde.

No grupo dos hospitais mais pequenos foram finalistas o barcelense Hospital de Santa Maria Maior (vencedor), o Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Já nos estabelecimentos de saúde de pequena/média dimensão destacam-se o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (vencedor), Hospital Beatriz Ângelo e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.

Seguem-se os hospitais do Espírito Santo (vencedor), em Évora, o de Braga e o Garcia de Orta na categoria de média/ grande dimensão.

Os finalistas dos hospitais universitários ou centrais foram o Centro Hospitalar do Porto (vencedor), o de São João e o de Lisboa Central.

No último grupo, relativo a unidades locais de saúde, ficaram seleccionadas as do Litoral Alentejano (vencedor), do Alto Minho e de Matosinhos.

[notícia actualizada às 22h57]