Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa desafia bispos das grandes cidades a adaptarem-se “com audácia e sem medo”

27 nov, 2014 • Aura Miguel

“Não tenham vergonha, nem se retraiam a anunciar Jesus Cristo”, disse Francisco, lembrando a sua própria experiência na capital da Argentina.

Papa desafia bispos das grandes cidades a adaptarem-se “com audácia e sem medo”
O Papa Francisco pediu aos bispos das grandes cidades para irem ao encontro das pessoas, falarem a sua linguagem e se adaptarem aos seus horários e necessidades.

O desafio foi lançado aos bispos que nos últimos dias participaram no Congresso Internacional da Pastoral das Grandes Cidades, em Barcelona, mas que esta quinta-feira foram recebidos pelo Papa em Roma.

Francisco pediu aos bispos que “não tenham vergonha, nem se retraiam a anunciar Jesus Cristo”.

O Papa argentino partiu da sua própria experiência em Buenos Aires, onde vivem 13 milhões de pessoas, para deixar uns conselhos.

“É preciso mudar a mentalidade pastoral”, alertou Francisco, porque “não vivemos num tempo em que a Igreja era a única referência da cultura”. Uma vez que esse tempo passou e “já não estamos na cristandade, nem somos os únicos a fazer cultura, nem os primeiros, nem os mais ouvidos, precisamos pois de mudar a mentalidade pastoral”, para propor o Evangelho de forma “não relativista”.

Por isso “é preciso coragem” para dar testemunho, “com audácia e sem medo”. É preciso “conhecer o fenómeno urbano” e “dialogar sem reduzir a identidade cristã”, bem como valorizar quem vive nas cidades, porque “Deus habita lá no meio” e a fé de muitos pobres e migrantes pode ter “um potencial enorme para a evangelização das zonas urbanas”.

Francisco pede aos bispos das grandes cidades que saiam de casa “para encontrar, ouvir, abençoar e caminhar com as pessoas” e também que arranjem maneira de mudar as catequeses, “para que os seus conteúdos sejam mais bem entendidos pelas pessoas”.