Emissão Renascença | Ouvir Online

Legionella. Duas empresas já podem voltar ao trabalho

20 nov, 2014

DanCake e Solvay provaram ter realizado procedimentos, nomeadamente de limpeza das torres de refrigeração, que garantem a laboração sem colocar em risco a saúde pública ou o ambiente.

Foram levantados os mandados sobre as empresas DanCake e Solvay, pelo que estas podem voltar a laborar, depois de uma paragem devido à infecção por "legionella", em Vila Franca de Xira, anunciou esta quinta-feira o inspector-geral do Ambiente.

Nuno Banza explicou que as duas empresas provaram ter realizado procedimentos, nomeadamente de limpeza das torres de refrigeração, que garantem a laboração sem colocar em risco a saúde pública ou o ambiente.

O responsável falava a um grupo de jornalistas, num encontro sobre a actividade da Inspecção-geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território.

Um dia de luto municipal
Sexta-feira será Dia de Luto Municipal em memória das vítimas do surto de legionella que afectou o concelho de Vila Franca de Xira. Segundo anunciou a autarquia, as bandeiras estarão a meia haste em todas as instalações do município.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo, presidido pelo socialista Alberto Mesquita.

Em comunicado, a junta de freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, uma das mais afectadas pelo surto de legionella, refere que também se irá associar a esta homenagem.

Na mesma nota a autarquia refere, igualmente, que já tem disponíveis os serviços de apoio psicológico e de aconselhamento jurídico a funcionar "excepcionalmente de forma alargada" para esta situação.

Um surto de legionella, no concelho de Vila Franca de Xira, detectado no passado dia 7, infectou mais de 330 pessoas e matou pelo menos oito.

A doença contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) e algumas empresas da região foram suspeitas de estar na origem.