Tempo
|

Surto de legionella matou cinco pessoas

10 nov, 2014

Já foram identificados 233 casos. Todos estão relacionados com Vila Franca de Xira.

Surto de legionella matou cinco pessoas

O director-geral da Saúde, Francisco George, revelou que, até ao momento, cinco pessoas morreram vítimas da doença do legionário e há agora 233 pessoas infectadas com legionella. 

"Confirmamos que há uma nítida desaceleração, neste momento de forma cumulativa. Temos 233 casos confirmados. Foram internados, mas alguns já terão tido alta. Por outro lado, há a registar cinco óbitos", disse Francisco George à Renascença.

Os casos concentram-se sobretudo na região de Lisboa e Vale do Tejo (228), revelou a Direcção-geral de Saúde em comunicado (PDF) divulgado pelas 18h00. Há três casos na região centro e dois no norte.

"Todos os casos reportados têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira. As freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa são as que continuam a registar a maior incidência", diz o texto.

"No âmbito da investigação em curso, na zona afectada, já foram realizadas mais colheitas nos domicílios, para além da continuação dos inquéritos epidemiológicos. No âmbito assistencial, o Plano de Contingência hospitalar accionado mantém uma resposta adequada a todos os casos ocorridos", refere a nota.

A primeira exposição
Francisco George esteve esta segunda-feira numa sessão de esclarecimento aos trabalhadores da empresa Adubos de Portugal, em Alverca do Ribatejo. Esta é uma das empresas que, por medida de precaução, desligou a torre de refrigeração. 

Nesta empresa, segundo disse o administrador, presente na sessão, foi registada "meia dúzia" de casos.
 
George esclareceu que alguns doentes nunca estiveram em fábricas, nem em ambientes fechados. Um deles foi infectado em casa, adiantou.

De acordo com Francisco George, a primeira exposição à bactéria registou-se antes do dia 18 de Outubro, tendo continuado durante a segunda quinzena do mesmo mês. 

O director-geral da Saúde revelou ainda que vai ser criada uma morada de correio electrónico para responder a dúvidas e aconselhou a ida ao hospital no caso de sintomas. 

Como se transmite?
legionella encontra-se em ambientes aquáticos naturais e também em sistemas artificiais, como redes de abastecimento e distribuição de água, redes prediais de água quente e água fria, ar condicionado e sistemas de arrefecimento (torres de refrigeração, condensadores evaporativos e humidificadores) existentes em edifícios, como hotéis, termas, centros comerciais e hospitais.

Esta bactéria pode ainda existir em fontes ornamentais e tanques recreativos, como jacuzzis. 

A infecção transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

O que é a legionella? Perguntas e respostas

Saiba como evitar a legionella