Emissão Renascença | Ouvir Online

Legionella chega a Castelo Branco, Barreiro e Porto. Seis pessoas internadas

10 nov, 2014

As pessoas doentes têm relações com Vila Franca de Xira, local onde começou o surto. Francisco George diz que existem outras cidades com casos suspeitos.

Legionella chega a Castelo Branco, Barreiro e Porto. Seis pessoas internadas
Três pessoas infectadas com legionella estão internadas no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco (HAL) e no Barreiro há registo de quatro pessoas internadas no hospital local.

Francisco George disse ainda à agência Lusa que, além de Castelo Branco, Barreiro, existem outras cidades com casos de pessoas com esta doença, como o Porto, lembrando que todos eles têm "ligações claras" a Vila Franca de Xira.

"Posso confirmar que há dois casos [de infecção por legionella] em Castelo Branco que têm ligação a Vila Franca de Xira", confirmou o director-geral da Saúde à Renascença. Pouco depois, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco disse à Lusa que, pelas 12h00, deu entrada no Hospital Amato Lusitano (HAL) um terceiro doente infectado com legionella.

Ao que a Renascença apurou junto de fonte hospitalar, no Barreiro há três casos confirmados e um sob suspeita.

No domingo, Francisco George admitiu que o surto de legionella, que já causou 160 infecções e quatro mortes confirmadas, possa estar "próximo do máximo", explicando que só uma pequena percentagem das pessoas expostas ficarão doentes. 

Em declarações aos jornalistas, o responsável afirmou ao início da noite de domingo que "do primeiro dia para o segundo dia há uma triplicação [do número de casos] e deste último dia para hoje [domingo] há uma duplicação".

Também no domingo, Francisco George disse que todos os casos de doentes infectados por legionella e que estão nos hospitais de Lisboa têm ligação a Vila Franca de Xira.

"Todos os casos, mesmo os de fora de Lisboa, têm uma ligação a Vila Franca de Xira, ou trabalham, ou estiveram lá, ou têm relações de qualquer tipo lá", disse Francisco George, sublinhando que "a grande maioria das situações aponta para Vila Franca".

[Notícia actualizada às 16h33. Há um terceiro doente internado em Castelo Branco]

O que é a legionella? Perguntas e respostas

Saiba como evitar a legionella