Tempo
|

O que é a legionella? Perguntas e respostas

08 nov, 2014 • Carlos Calaveiras, com Direcção-Geral de Saúde

O que é? Como acontece a infecção? Quais os sintomas? E como se trata?

O que é a legionella? Perguntas e respostas

Um surto de legionella está a atingir, pelo menos desde quinta-feira, a zona de Vila Franca de Xira. Há 160 casos confirmados e quatro óbitos.

O que é a legionella?
É uma bactéria que vive em ambientes de água doce, podendo existir em reservatórios naturais, como lagos e rios, ou reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, quente e fria, humidificadores e torres de arrefecimento de sistemas de condicionamento de ar, piscinas, jacuzzis, instalações termais e outras, isto é, locais onde com facilidade se libertam aerossóis.

Como se transmite?
A legionella transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) contaminadas com bactérias. Não se transmite de pessoa a pessoa, nem pela ingestão de água contaminada. O agente da infecção encontra-se preferencialmente na água quente sanitária, nos sistemas de ar condicionado, nos aparelhos de aerossóis ou nas fontes e aspersores.

Quem está mais em risco?
Há factores que podem tornar uns mais susceptíveis que outros: a idade (pessoas com mais de 50 anos), a existência de doenças respiratórias ou o facto de fumar.

Quais são os sintomas?
Tosse, febre e dificuldades respiratórias. Em regra, cerca de 10 dias depois da infecção podem surgir os primeiros sintomas.

Como se controla?
O controlo e prevenção desta doença fazem-se pelo diagnóstico precoce em casos suspeitos e pelo tratamento (descontaminação) da fonte de infecção provavelmente associada, que se baseia na limpeza, desinfecção e manutenção das instalações e equipamentos contaminados.

Não há vacina para a doença do legionário, mas trata-se com antibióticos.

Saiba como minimizar o risco de contágio

[Actualizado o número de casos. Dia 10, às 7h00]