Emissão Renascença | Ouvir Online

Vitorino acredita que preço da vacina vai ser fundamental para salvar vidas

18 out, 2014

A resposta do Ocidente à disseminação do ébola foi analisada pelos comentadores do Fora da Caixa. Santana Lopes e Vitorino reconhecem resposta tardia das autoridades.

Vitorino acredita que preço da vacina vai ser fundamental para salvar vidas

Ser rico ou pobre faz a diferença no combate ao ébola. António Vitorino lembra que os países africanos mais afectados pela epidemia são muito pobres, com a excepção, em parte, da Nigéria. " Portanto o preço da vacina vai ser fundamental para garantir salvar vidas. É do interesse de todos que se salvem essas vidas, para eliminar o foco de onde irradia essa contaminação", considera o antigo comissário europeu.

António Vitorino assinala uma busca global por uma vacina, dos Estados Unidos à China passando pela Rússia. Mas sobra ainda a questão do cumprimento dos protocolos para evitar contaminações nos países europeus. "Em Espanha houve um caso de incúria e, como em Dallas, não foi cumprido o protocolo. Os casos no Ocidente resultam de incúria e de negligência", reconhece Vitorino.

Foi uma reacção tardia, diz Santana Lopes que defende que "agora a Organização Mundial de Saúde, a União Europeia e o Conselho de Ministros da Saúde estão a tomar as decisões acertadas. As verbas necessárias para a investigação que possam conduzir a resultados eficazes foram libertadas muito tarde. Temos agora um tempo de cuidado pela frente sem alarmismos".

Nos Estados Unidos, Obama acaba de nomear um coordenador especial na luta contra o ébola. Nada que impressione o antigo primeiro-ministro."O Presidente [Obama] é obrigado a adoptar medidas mais impressivas, mas não mais eficazes que as da União Europeia", defende Santana que volta a usar da ironia para criticar a inacção europeia a nível político e institucional. "Na Europa não vai ser nomeado nenhum comissário-geral sobre este assunto. Na Europa, estamos no Verão, seis meses é pouco tempo para formar uma Comissão. Na Europa 'está tudo na praia'. Os comissários estão na 'praia da impaciência'.

O “Fora da Caixa”, que pode ouvir à sexta-feira a partir das 23h00, na "Edição da Noite", é uma colaboração da Renascença com a EURANET PLUS, rede europeia de rádios.