Emissão Renascença | Ouvir Online

OMS reconhece dificuldades em conter epidemia do ébola

12 set, 2014

Vírus já matou 2.300 pessoas na África Ocidental desde Março.

A Organização Mundial da Saúde reconhece que o número de casos do ébola está a subir mais rápido do que a capacidade das autoridades para conter a epidemia, em particular na Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria.

“O ébola está a devastar partes da Árica Ocidental, apresentando-se como a epidemia mais complexa e grave das últimas quatro décadas, da história desta doença”, afirmou esta sexta-feira Margaret Chan, directora-geral da organização.

“O número de novos pacientes está aumentar mais rápido do que a capacidade para os isolar e tratar”, alertou em conferência de imprensa.

O ébola já matou 2.300 pessoas na África Ocidental desde Março. Os países afectados são a Guiné Conacri, Serra Leoa, Libéria, Nigéria e Senegal.

O vírus transmite-se por contacto directo com o sangue e outros fluídos corporais ou tecidos de pessoas ou animais infectados.

O Governo português já emitiu conselhos para os portugueses nos países afectados por surto de ébola. Os cidadãos podem contactar o gabinete de emergência consular através dos números de telefone 707202000 ou 961706472 ou pelo endereço electrónico gab.emergencia@mne.pt. Também a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) presta esclarecimentos complementares.


O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus